O Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha vai participar nas Comemorações das Jornadas Europeias do Património, as quais, em 2010, decorrem subordinadas ao tema abrangente de Património: um Mapa da História. Tomando o património cerâmico como mote para o desenvolvimento do tema geral, pretende-se qualificar a visita clássica ao local patrimonial, aprofundando o envolvimento do visitante, para lá da atitude distante de observação e contemplação. “O Património, nas suas diferentes manifestações, documenta um percurso espaço-tempo das sociedades. Viajar pelas cidades, percorrer o território observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de acontecimentos históricos e políticos, da humanização das paisagens, da produção técnica e científica, literária ou artística, é como ter, entre mãos, um inesgotável mapa que nos ajuda a entender de onde viemos e a escolher para onde podemos seguir”, refere o Museu da Cerâmica. Através desta proposta, o Museu convida o público a explorar, no património, o mapa da História. No dia 24 de Setembro terá lugar a Oficina de Expressão Plástica. A ideia é “trabalhar o barro, aprender como se transforma em cerâmica e partilhar histórias sobre o Museu”. O público-alvo são alunos do 1º ciclo e seniores. O horário é 10:00-12:00 horas (1º Ciclo) e 14:00-16:00 horas (Seniores). O número máximo de participantes é de 22. É obrigatório marcação prévia para o tel. 262 840 285. No dia 25 de Setembro realiza-se um ateliê de recortes e colagens, com o objectivo de a partir dos Bichos do Bordalo dispostos no Jardim do Museu, elaborar azulejos de papel alusivos ao tema. A acção destina-se a famílias e decorrerá das 10:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas. Marcação prévia para o 262 840 280. Haverá visitas guiadas com a temática dos Bichos do Bordalo existentes no Jardim do Museu. Destinadas às famílias, têm lugar das 10:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas. Marcação prévia para o 262 840 280.
Museu da Cerâmica nas Jornadas Europeias do Património
Últimas
Artigos Relacionados
Quedas de estruturas e arrastamento de terras no Bombarral
No seguimento da depressão Martinho, foram registadas, desde a madrugada de 20 de março até às 17h00 desse dia, 53 ocorrências no concelho do Bombarral.
Encerramento de espaços na Serra de Montejunto
Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.
Queda de árvore interditou EN114 em Vidais
Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.
0 Comentários