Cerca de um milhar de emigrantes das Caldas da Rainha compareceram a mais uma Festa a eles dedicada, realizada durante a Expotur, Festa de Verão, no pavilhão da Expoeste. Esta iniciativa pela primeira vez teve como rosto responsável o vereador Hugo Oliveira, que este ano organiza a Expotur, devido à troca de pelouros com a vereadora da cultura, Maria da Conceição, dado que este mandato desempenha funções também como deputada na Assembleia da República. Apesar de ser a sua estreia o autarca salientou “o dia especial para a autarquia e para os emigrantes”. “Mais do que uma refeição que as pessoas tomam aqui, neste local há reencontros, com pessoas vindas de todas as partes do Mundo. Alguns já cá estão, mas estiveram fora, mas outros estão de visita e de férias, e querem sentir a sua terra com esta confraternização. A autarquia tem uma palavra especial para com os emigrantes e quer recebê-los sempre desta forma. As pessoas fazem as suas vidas fora das suas origens e nós que cá estamos temos de os receber desta forma. A reunião tem de transparecer que os emigrantes estão em casa e são cidadãos de Caldas da Rainha. Eles quando estão lá fora fazem questão de dizer que são portugueses e são caldenses, e nós neste dia temos de devolver o orgulho e o carinho pelas suas origens”, disse. Para esta festa foram confeccionadas mais de mil sobremesas, cozinhados mais de 700 quilos de arroz e carne. A quantidade de vinhos e sumos é incalculável, assim como os cafés. A festa teve a participação do conjunto Jaime Ferreira durante a tarde, mas à noite a cantora Rebeca também actuou. Carlos Barroso
Festa juntou mil emigrantes caldenses na Expoeste
Últimas
Artigos Relacionados
Teatro da Rainha encerra temporada
O Teatro da Rainha vai encerrar a temporada de 2024 no dia 14 de novembro, às 15h00, na Sala-Estúdio, com o colóquio "Teatro, Espaço Vazio e Democracia", dedicado ao tema "Novas Dramaturgias: o processo de 4 autores à procura de voz".
Conferência espírita
O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 13 de dezembro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Casamento e divórcio", com Catarina Fernandes.
“Óbidos + Saúde” tenta combater falta de médicos
Com 82% da população ainda sem médico de família, o Município de Óbidos prepara-se para estender o “Óbidos + Saúde” para 2025, na sequência da forte adesão ao plano lançado no início do ano e que surge em complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, o concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde, que foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5931 cidadãos recenseados em Óbidos.
0 Comentários