Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C

Seguros de capitalização caros e sem interesse

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os seguros de capitalização que garantem o montante investido e ofe­recem rendimento variável têm custos elevados e falta de liquidez e, em 2009, só renderam 2,6% brutos, o valor mais baixo da última década. A Proteste Poupança analisou estes produtos e concluiu que, para os mesmos prazos, os certificados do tesouro são mais interessantes. Comercializados […]

Os seguros de capitalização que garantem o montante investido e ofe­recem rendimento variável têm custos elevados e falta de liquidez e, em 2009, só renderam 2,6% brutos, o valor mais baixo da última década. A Proteste Poupança analisou estes produtos e concluiu que, para os mesmos prazos, os certificados do tesouro são mais interessantes. Comercializados por bancos e seguradoras que operam no ramo vida, os seguros de capitalização não cobrem riscos. São produtos de pou­pança indicados para prazos superiores a 8 anos, dado a taxa de impos­to sobre o rendimento (8,6%) ser inferior à da maioria das aplicações (21,5%). Permitiam algumas deduções no IRS, que entretanto o plano de estabilidade e crescimento eliminou. Daí, em 2010, os benefícios fis­cais terem diminuído. Resta a estes produtos o rendimento. O Solução Investimento e o Solu­ção Poupança, da Zurich, são os mais rentáveis: obtiveram 3,5% e 3,7% brutos, em 2009 e nos últimos 5 anos. Os ganhos são superiores aos dos depósitos, mas ficam muito aquém dos pagos por outras opções de baixo risco para o mesmo prazo. É o caso dos recém-criados certificados do tesouro. Não exigem co­missões e permitem maior liquidez. Também marcam pontos no terreno da segurança, pois beneficiam da garantia do Estado. Já perante falên­cia ou fraude de uma seguradora, o mecanismo protector do investidor pode não ser suficiente para compensar os prejuízos. No caso de pretender investir por um prazo de 5 a 10 anos, não gos­tar de correr riscos e querer uma garantia de rendimento, opte pelos certificados do tesouro. Tem de aplicar, no mínimo, 1000 euros. Se já subscreveu um seguro de capitalização, pode deixar de fazer entregas e aplicar em certificados.   DECO – Delegação Regional de Santarém   Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com Direito do Consumo ou em apresentar eventuais problemas, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da Delegação Regional de Santarém da DECO na Rua Pedro de Santarém, 59, 1.º Dtº., 2000-223 Santarém (E-mail: deco.santarem@deco.pt Tel.: 243 329 950).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Feira da Expo Bagageira

A Associação Nova Versão vai realizar a primeira edição da Feira da Expo Bagageira – Mercado de Artigos em Segunda Mão, Velharias, Projectos Originais, Exposições e Artigos Reciclados, nos dias 14 e 15 de dezembro, na Expoeste, nas Caldas da Rainha.

Design sem nome

Infantis A do Sporting das Caldas triunfam

A equipa de Infantis A feminina do Sporting Clube das Caldas iniciou a 2ª fase do Campeonato Nacional com uma deslocação ao Pavilhão Municipal da Lousã, no passado dia 7. No encontro com o Lousã VC, venceu por 3-0 (32-30, 25-18 e 25-23).

SCC

Voleibol juvenil feminino do Sporting das Caldas vence

No passado domingo, as jovens atletas do Sporting Clube das Caldas (SCC) brilharam no Pavilhão Raul Jardim da Graça, em Caldas da Rainha, ao vencerem o Grupo Recreativo da Anunciada (GRAP) por 3-1, numa partida da fase de grupos do campeonato nacional de voleibol juvenil feminino.

voleibol