A Reserva Natural das Berlengas, criada em 1981, comemora a 3 de Setembro o seu 29º aniversário com a realização de um “dia aberto” dedicado aos visitantes interessados e em que se lhes propõe, enquadrados por vigilantes da natureza, participarem numa actividade de limpeza e/ou na erradicação de exóticas infestantes. Ao longo da costa continental portuguesa a palavra ilha apenas adquire verdadeiro significado na Berlenga, massa granítica situada a noroeste do cabo Carvoeiro que integra o “arquipélago das Berlengas” a que se associam dois grupos de ilhéus: as Estelas e os Farilhões / Forcadas. A ilha é zona de nidificação para a avifauna marinha e ponto de passagem de numerosas aves migradoras e o mar que a rodeia é uma das áreas de maior biodiversidade subaquática da nossa costa. O forte de São João Baptista recorda gestas passadas enquanto o feixe luminoso do farol da Berlenga rasga a noite 30 milhas em redor. Um património arqueológico subaquático ainda mal explorado testemunha histórias ainda por contar. Programa: 10.00h Partida de Peniche – Cais de embarque para a Berlenga; Actividades na ilha: – percurso pedestre interpretativo com observação da paisagem e dos valores geológicos, faunísticos e florísticos relevantes na Ilha da Berlenga com visita ao Forte de S. João Baptista e ao Farol; – limpeza de lixo subaquático no mar da Berlenga (actividade desenvolvida com o apoio dos operadores de mergulho e a colaboração de mergulhadores voluntários); – coastwatch na Ilha da Berlenga com a participação de um grupo de estudantes do ensino secundário integrados no projecto “Tanto Mar”; – remoção de lixo e detritos sólidos na Ilha da Berlenga; – remoção de chorão em locais previamente seleccionados na ilha; – possibilidade de dar um belo mergulho e fazer um passeio de barco; 18.00h Regresso a Peniche. Contacto: Reserva Natural das Berlengas – telef. 262 787910.
“Dia aberto” nas Berlengas
Últimas
Artigos Relacionados
Orçamento da Câmara de 47,4 milhões de euros para 2025 desagrada PSD e PS
A Câmara das Caldas da Rainha aprovou o seu orçamento de 47,4 milhões de euros para 2025 com os votos a favor do Vamos Mudar (VM) e do vereador independente Luís Patacho. Os três vereadores do PSD votaram contra e acusam a atual gestão de ter “a despesa municipal fora do controlo”.
Capela de São Brás reabriu com tertúlia
Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.
Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro
O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
0 Comentários