Alertar a população e as empresas para a necessidade de prevenção de riscos foi o objectivo da Câmara Municipal do Cadaval ao promover, em parceria com a empresa “Bull Insurance”, a sessão de reflexão “Segurança e Protecção Ambiental”, a 16 de Julho, no auditório municipal. Após a sessão de abertura, que coube a Aristides Sécio, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, decorreu o primeiro painel da sessão, sobre “Turismo Sustentável e Geoturismo”, que teve como orador Filipe Duarte Santos, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. De acordo com o docente, o Turismo é uma fonte de receitas importante para o país e que, por isso, importa desenvolver e aumentar em termos de qualidade de oferta. Defende, no entanto, a prática de um Turismo Sustentável, assegurando, deste modo, “um impacto reduzido sobre o ambiente e a cultura, e contribuindo para o emprego a nível local”. Isto porque, no plano ambiental, “estamos a utilizar mais recursos do que aqueles que o planeta tem capacidade de regenerar”. O Geoturismo, centrado em características geográficas específicas, e o Ecoturismo, mais dirigido para as questões da preservação da natureza, podem ser vias para contribuir para a sustentabilidade dos territórios. Henrique Brandão, da Cruz Vermelha Portuguesa, debruçou-se sobre “Ameaças de origem natural e antropológica; vulnerabilidades”. Para o palestrante, é urgente retirar o “factor surpresa” à nossa vida, equacionando os diferentes tipos de ameaça a que se está sujeito. Isto porque, como afirma, “os desastres naturais e técnicos têm vindo sucessivamente a aumentar, assim como o número de pessoas afectadas”. Pedro Ribeiro e Silva, administrador da Mapfre Seguros e também advogado, abordou o tema “Responsabilidade ambiental: novo regime jurídico” e o último painel foi dedicado aos “Custos das diferentes catástrofes”, onde interveio António Manuel Horta Salvo, presidente da “Bull Insurance” – empresa que se dedica à gestão de riscos e distribuição de seguros.
“Segurança e Protecção Ambiental” foi tema de colóquio no Cadaval
Últimas
Artigos Relacionados
Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida
O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.
Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama
O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.
Conferência sobre Turismo e Património destaca desafios e oportunidades para as Caldas
No passado dia 3, o Café Central, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma conversa informal sobre turismo e património, organizada pelo PSD local. Moderada pela especialista em turismo Teresa Leal, a sessão contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que abordou o panorama atual do setor e as suas perspetivas futuras, com ênfase na relevância do turismo para a região Oeste.
0 Comentários