Na véspera da partida para uma semana de férias e no dia do casamento do seu sócio, José Gonçalves recebeu no passado domingo uma notícia que o deixou completamente desanimado – o aviário que possuía na aldeia da Fanadia, nas Caldas da Rainha, foi destruído por um incêndio. Cerca de 27600 galinhas poedeiras morreram carbonizadas e a produção de mais de 20 mil ovos foi perdida. À chegada à Travessa da Oliveirinha, onde se situa a Multiovos, Lda, empresa de produção de ovos, o cenário era desolador, depois das chamas terem consumido dois dos três pavilhões do aviário. Na parte afectada, viam-se largos corredores repletos de galinhas mortas dentro de gaiolas. Nas passadeiras, alguns ovos limpos da fuligem indiciavam terem sido postos pelas poucas galinhas que conseguiram escapar ao fogo. O incêndio terá começado num dos pavilhões, depois da uma da manhã, mas o alerta para o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria só chegou às duas horas. Tempo suficiente para as galinhas morrerem queimadas ou intoxicadas. A acção das sete corporações de bombeiros que acorreram ao local impediu, ainda assim, que as chamas alastrassem ao pavilhão maior, onde estavam 27392 galinhas, e a uma zona de mato junto à A15, entre Caldas da Rainha e Santarém. “As causas estão em aberto, tanto pode ter sido curto-circuito como fogo posto. Os investigadores policiais e os especialistas é que vão estudar as hipóteses”, disse José Gonçalves. O proprietário estima um prejuízo na ordem dos 560 mil euros e espera que o seguro cubra os danos nas infra-estruturas. Mas os equipamentos e as aves deverão ficar de fora. Bombeiros Combateram as chamas 40 bombeiros e 14 viaturas das corporações de Caldas da Rainha, Alcobaça, Benedita, Bombarral, Óbidos, Peniche e São Martinho do Porto. O incêndio foi dominado pelas 3.20 da manhã. Galinhas Na tarde de domingo os bombeiros das Caldas da Rainha voltaram ao local e ajudaram a retirar galinhas vivas que estavam presas nas gaiolas e apanharam outras que andavam à solta no meio dos destroços. Intempérie A empresa teve 29 mil euros de prejuízo aquando da intempérie que assolou a região Oeste em Dezembro do ano passado. Até agora ainda não recebeu os cinco mil euros de compensação prometidos pelo Estado. Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (fotos)
Incêndio em aviário mata 27600 galinhas
12 de Agosto, 2010
Na véspera da partida para uma semana de férias e no dia do casamento do seu sócio, José Gonçalves recebeu no passado domingo uma notícia que o deixou completamente desanimado – o aviário que possuía na aldeia da Fanadia, nas Caldas da Rainha, foi destruído por um incêndio. Cerca de 27600 galinhas poedeiras morreram carbonizadas […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Projeto de Educação para a Saúde organiza caminhada
A Caminhada do PES (Projeto de Educação para a Saúde) da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro terá lugar no dia 13 de dezembro, das 10h15 às 12h30, pelas zonas emblemáticas da cidade, com o objetivo de promover a prática desportiva, bem como hábitos de vida saudáveis.
“Chafalos” com registo europeu
Os “Chafalos”, guarda-chuvas coloridos com a pega fálica expostos desde outubro na Rua da Liberdade, nas Caldas da Rainha, já estão registados.
Liga 3: Caldas vence o Oliveira do Hospital por 2-1 em Tábua
A primeira parte foi dividida mas, com poucas aproximações às balizas, a luta e os duelos a meio-campo prevaleceram nos primeiros 30 minutos.
0 Comentários