O grupo “iFrequency”, composto pelos alunos Diogo Monteiro, Miguel Carvalho, Rodolfo Ribeiro, Rui Ximenes e Sónia Cunha, do 12º ano da Escola Secundária Raul Proença, sob a orientação do professor Paulo Ribeiro, conquistou o 1º prémio do Concurso-Prémio monIT 2010, organizado pelo Projecto monIT do Instituto Superior Técnico/Instituto de Telecomunicações com o apoio do Ministério da Educação. Este concurso nacional, destinado aos alunos do ensino secundário dos cursos Científico-Humanísticos, Tecnológicos e Profissionais, desafiava os jovens a criar um projecto relacionado com o tema “explorar as radiofrequências”. O trabalho do grupo “iFrequency”, desenvolvido ao longo do ano lectivo 2009/2010 no âmbito da disciplina de Área de Projecto, incidiu na monitorização da radiação electromagnética em comunicações móveis e compreendeu a concepção e execução de um dispositivo experimental, o planeamento e a realização de medições, a elaboração de um documentário vídeo e de um sítio na Internet (http://www.wix.com/ifrequency/ifrequency), para além de actividades de interacção com a comunidade escolar que decorreram durante a Semana Raul Proença. Um dos aspectos mais curiosos do trabalho foi a desmontagem de mitos urbanos amplamente disseminados como, por exemplo, a (suposta) possibilidade de fazer pipocas com as radiações dos telemóveis. Nesta primeira edição do Prémio monIT foram aceites 41 projectos envolvendo 36 escolas de 15 distritos do País (14 do continente e 1 dos Açores). Depois de passarem várias etapas de selecção, ficaram 10 projectos finalistas que, no dia 26 de Junho, fizeram a sua apresentação final numa cerimónia que decorreu no Instituto Superior Técnico, perante um júri constituído por representantes do “Projecto monIT”, do Instituto Superior Técnico/Instituto de Telecomunicações, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Direcção Geral de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e ainda as empresas “Dec.Medida” e Vodafone Portugal. Para além do troféu conquistado e do reconhecimento da excelência do trabalho realizado, o grupo recebeu um prémio monetário de 1500 euros e de várias ofertas das empresas patrocinadoras. Também a Escola Secundária Raul Proença e o professor responsável receberam prémios. Francisco Gomes
Finalistas da Escola Raul Proença ganham prémio nacional
Últimas
Artigos Relacionados
Primeiro mês do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” reduziu 2.282 atendimentos nas urgências do Oeste
As urgências gerais e pediátricas dos Hospitais das Caldas da Rainha e Torres Vedras e básica do Hospital de Peniche registaram uma diminuição de 2.282 atendimentos no primeiro mês de implementação do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", quando comparado ao mesmo período do ano anterior, revelou a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).
Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano
O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.
Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”
O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.
0 Comentários