A água é o recurso renovável mais abundante do planeta, mas não é ilimitado. Para que possamos ter sempre água disponível e em boas condições temos de saber preservá-la e evitar desperdícios. Os mares e oceanos constituem cerca de 97% da água existente no nosso planeta, ou seja, água salgada. Grande parte da água doce situa-se nos pólos ou nas altas montanhas no estado sólido (2,5%). Portanto a quantidade disponível ao homem é apenas uma pequena percentagem (cerca de 0,5%). Devido ao processo natural do ciclo hidrológico, a água existente no nosso planeta é sempre a mesma há milhões de anos. No entanto a velocidade com que a estamos a consumir é superior à velocidade que a natureza necessita para a repor. É devido a este facto que é cada vez mais importante a preocupação relativa à poupança de água pelo lado do consumidor. Posto isto a DECO tem alguns conselhos para que se possa consumir água de uma forma racional. Na casa de banho: Enquanto lava os dentes ou faz a barba mantenha a água fechada; prefira duches rápidos aos banhos de imersão, pode poupar cerca de 235 litros de água; desligue a água enquanto se ensaboa; utilize a sanita apenas para o que é necessário evitando assim descargas supérfluas; use sempre que possível a descarga de menor volume do autoclismo. Na cozinha: Não enxagúe a louça antes de a colocar na máquina; coloque a máquinas da roupa ou louça a lavar apenas quando estiver com carga completa; quando tiver de comprar este tipo de equipamentos opte pela classe A, A+ ou A++; Não lave a louça com água corrente e utilize pouco detergente. No exterior: Use um balde e uma esponja para lavar o carro e não a mangueira; Regue as plantas de manhã cedo ou ao fim do dia e utilizando um regador; evite regar as plantas que necessitem de pouca água; utilize água de poços e ribeiras para regar as plantas; aproveite a água da chuva para outras utilizações como lavar o chão ou regar as plantas. E ainda não deixe a torneira a pingar, feche-a bem. Os nossos pequenos gestos em casa são gigantescos para o planeta. Vamos poupar hoje para não faltar amanhã, o futuro do nosso planeta depende de nós. Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo ou em apresentar eventuais problemas, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da Delegação Regional de Santarém da DECO na Rua Pedro de Santarém, 59, 1.º Dto., 2000-223 Santarém (E-mail: deco.santarem@deco.pt / Tel.: 243 329 950). Vânia Campizes DECO – Delegação Regional de Santarém
Conselhos da DECO para um uso racional da água
7 de Julho, 2010
A água é o recurso renovável mais abundante do planeta, mas não é ilimitado. Para que possamos ter sempre água disponível e em boas condições temos de saber preservá-la e evitar desperdícios. Os mares e oceanos constituem cerca de 97% da água existente no nosso planeta, ou seja, água salgada. Grande parte da água doce […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”
O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.
Recital de piano no Museu Leopoldo de Almeida
Rafael Kyrychenko, jovem pianista nascido nos Açores, deu um recital de piano na tarde do passado dia 11 no Museu Leopoldo de Almeida, no Centro de Artes, nas Caldas da Rainha.
Exposição de fotografia
Pode ser vista no foyer do Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a exposição de fotografia “Modelando Formas - No princípio era o gesto”, de Jorge Prata, que o Museu Machado de Castro disponibiliza para os territórios participantes no projeto “Mãos de Barro”.
0 Comentários