Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Zé Povinho no CCC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O CCC expõe uma pequena colecção de objectos artísticos produzidos ao longo dos tempos a partir das cerâmicas caldenses, oriunda de coleccionadores que acederam mostrar essas preciosidades. Um Zé Povinho que continua a surgir de boca aberta, a não fazer nada para alterar a situação, resignado perante a corrupção e a injustiça, de joelhos pelo […]
Zé Povinho no CCC

O CCC expõe uma pequena colecção de objectos artísticos produzidos ao longo dos tempos a partir das cerâmicas caldenses, oriunda de coleccionadores que acederam mostrar essas preciosidades. Um Zé Povinho que continua a surgir de boca aberta, a não fazer nada para alterar a situação, resignado perante a corrupção e a injustiça, de joelhos pelo peso da carga de impostos e ignorante das grandes questões. Zé é uma personagem criada por Rafael Bordalo Pinheiro a 12 de Junho de 1875 na 5ªedição de “A Lanterna Mágica” e que ao longo da sua História é adoptada como personificação nacional portuguesa. Caldas da Rainha foi um dos berços da sua existência. A esse facto junta-se o engenho e a arte com que muitos artistas locais souberam reproduzir e criar personificações contraditórias, conforme os desenhos e os acontecimentos históricos que personificava, umas vezes um Zé, abúlico que boquiaberto coçando a cabeça, manso não sabendo o que fazer, ao Zé que incrédulo e revoltado com o seu manguito pró activo manifestava a sua insolência e a sua revolta. O Zé Povinho de ontem, tal como hoje, continua a figura identificativa do povo português, que convive mal perante o abandono a que é votado pela classe politica e pelas oligarquias do poder bem como pela sua permanente e malfadada característica (também ela uma caricatura) de viver em permanente revolta, embora não fazendo nada para mudar a sua sorte. É o próprio Bordalo Pinheiro que ao referir-se a esta personagem dizia: “O Zé Povinho olha para um lado e para o outro e fica como sempre na mesma”. A inauguração da exposição será no próximo domingo, às 17h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Fernando Costa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1

Alvorninha em festa

Alvorninha vai estar em festa no dia 1 de julho, com uma noite animada por Nelson Lords & Nuno Alexandre, Némanus e DJ Telmo Ferreira.

alvorninha