Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
18° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C

Feira do Livro no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A nona edição da Feira do Livro do Bombarral decorre entre 22 e 30 de Maio. O certame realizou-se nos Claustros do Palácio Gorjão. A inauguração do certame coube à vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Joana Patuleia, que na sua intervenção definiu este evento cultural como “um momento único para promover a cultura e […]
Feira do Livro no Bombarral

A nona edição da Feira do Livro do Bombarral decorre entre 22 e 30 de Maio. O certame realizou-se nos Claustros do Palácio Gorjão. A inauguração do certame coube à vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Joana Patuleia, que na sua intervenção definiu este evento cultural como “um momento único para promover a cultura e o hábito de leitura junto da população em geral e dos mais jovens em particular”. Tendo em consideração as comemorações da Implantação da República, cujo centenário se assinala este ano, nesta edição a Feira do Livro deu algum destaque a esta temática, integrando o programa várias sessões com autores que falaram sobre a República e o período que a antecedeu.  Na sua intervenção Joana Patuleia aproveitou ainda para deixar alguns agradecimentos, nomeadamente à livraria Caneta Azul, parceira da autarquia na organização do evento, ao Agrupamento de Escuteiros do Bombarral, responsável pela exploração do bar, e a Camacho Vieira, cujo contributo permitiu a vinda à Feira do Livro de vários autores para abordar a temática da República. Inaugurado o certame, seguiu-se a apresentação do livro “Nas Bocas do Mundo – Uma Viagem pelas histórias das Expressões Portugueses”, uma obra que “fala do que nós dizemos e que nos conta as histórias e a origem de 641 expressões portuguesas”, conforme explicou o autor Sérgio Luís de Carvalho. Numa intervenção com muito humor, o escritor abordou algumas das expressões focadas no seu livro, dando a conhecer as histórias que lhes deram origem.      Sérgio Luís de Carvalho fez ainda questão de elogiar o certame e o espaço onde este se realiza, assim como o trabalho que a autarquia e a livraria Caneta Azul têm desenvolvido em prol da cultura. À noite, a Feira do Livro acolheu uma encenação subordinada ao tema “A República, no testemunho dos avós”, levada a cabo pelo grupo de teatro amador da Delgada “Os Lendários”. Perante uma plateia composta por mais de meia centena de pessoas, “Os Lendários” apresentaram uma encenação baseada no “confronto amistoso de gerações”, em que avós e netos abordam, em ambiente familiar e divertido, as envolvências que levaram à Proclamação da República em 1910, num texto da autoria de Conceição Brazão. A Feira do Livro contou diariamente com a presença de vários autores. Luís Vaz, Vasco Lourenço, António Lopes, Manuel Patuleia, José Ricardo Nunes e Feliciano Barreiras Duarte foram alguns dos escritores convidados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bar com horário reduzido na praça 5 de Outubro

A Câmara das Caldas da Rainha deliberou reduzir o horário de funcionamento do estabelecimento “Hello Juice”, na Praça 5 de Outubro, depois de uma série de queixas por causa de ruído e de situações de violência na esplanada.

r27b Hello juice coffee and whiskey bar interior

“Casa da Rainha” assaltada no feriado de madrugada

A concept store “Casa da Rainha”, na rua Dr. Manuel Figueira Freire da Câmara, junto ao largo da estátua da Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, foi assaltada por desconhecidos durante a madrugada de 10 de junho.

AssaltoQuiosque2

Novo espaço de lazer na Quinta dos Moinhos

Foi inaugurado no dia 8 de junho o Espaço Verde Bairro do Areeiro, situado na urbanização Quinta dos Moinhos (junto à estrada que liga Caldas da Rainha ao Coto).

parqueareeiro1