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“As Artes na Educação” – livro lançado em Óbidos

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No dia 7 de Maio teve lugar na Galeria da Casa do Pelourinho, em Óbidos, o lançamento do livro “As Artes na Educação. Contextos de aprendizagem promotores de criatividade”, de Miguel Oliveira e Sandrina Milhano. O livro foi publicado pela Editora Folheto Edições e Design e pelo Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID) e […]
As Artes na Educação – livro lançado em Óbidos

No dia 7 de Maio teve lugar na Galeria da Casa do Pelourinho, em Óbidos, o lançamento do livro “As Artes na Educação. Contextos de aprendizagem promotores de criatividade”, de Miguel Oliveira e Sandrina Milhano. O livro foi publicado pela Editora Folheto Edições e Design e pelo Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID) e contou com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS), Associação Nacional de Animação e Educação (ANAE), Revista Animação e Educação (RAE) e Município de Óbidos. A apresentação foi feita por João Soeiro de Carvalho, comissário da Conferência Nacional de Educação Artística (CNEA) e professor associado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que no prefácio do livro afirma que “as lições da modernidade, e muito em particular as transformações económicas, parecem dizer-nos que no desenvolvimento da criatividade reside a grande valia dos sistemas educativos. Os autores dos textos que se seguem afirmam a convicção de que um contexto de aprendizagem enriquecido pela arte é promotor da criatividade. Os seus postulados, portanto, bem como os resultados da sua experimentação constituem um desafio e uma janela de oportunidade para as escolas: para que sintam a arte, e se deixem tocar por ela”. No lançamento estiveram presentes na mesa o editor Adélio Amaro, a professora Adalgisa Brito, em representação do CIID, Joana Carvalho, presidente da ANAE, e Humberto Marques, vice-presidente do Município de Óbidos. O lançamento deste livro aconteceu integrado num Encontro Internacional da ANAE, com o tema “As Artes na Educação”, que levou a Óbidos cerca de duzentos investigadores, professores, educadores e artistas de todo o país. Estiveram também presentes conferencistas e do Brasil, Estados Unidos da América, Hong Kong, Espanha, entre outros países da Europa e do Mundo. É um livro que se destina em particular a educadores, professores do 1º ciclo do Ensino Básico, professores das áreas curriculares das expressões artísticas e aos futuros educadores e professores – estudantes das licenciaturas em Educação Básica e estudantes dos 2º ciclos de estudos em Educação. Por outro lado, destina-se a todos os investigadores no contexto educacional interessados na reflexão sobre as artes na educação e no papel que as artes ocupam na vida das nossas crianças. O livro proporciona recursos que possivelmente poderão “contribuir para que a educação artística se torne num lugar privilegiado para a aprendizagem, desenvolvimento e contacto sistematizado com as artes e suas linguagens”, referem os autores. São apresentados textos com enfoque na contemporaneidade, em novos modos de entendimento das artes, na pós-modernidade, no papel das artes na construção da identidade, nas questões associadas à literacia em artes, na avaliação e processos criativos das crianças, na relação arte – cultura – educação e nas artes enquanto contextos promotores de criatividade. Os autores defendem que “as artes enquanto processos que articulam a razão, a emoção e a imaginação, favorecem a criação, o experimentalismo, a interacção colectiva, a resolução de problemas, o desenvolvimento do pensamento crítico, a expressão, o conhecimento, a exigência, a persistência, o exercício da cidadania, a cultura”. Nos artigos que compõem a obra podem explorar-se vários exemplos que ilustram esta dinâmica e também o pensamento dos organizadores desta obra. As artes são vistas nesta obra como elementos promotores “de contextos de aprendizagem, que constituem um meio privilegiado de comunicação, partilha e entendimento”. Neste sentido é “fundamental que as artes sejam mais e melhor utilizadas nas escolas portuguesas e que a tutela comece a atribuir maior importância a este aspecto para melhorar os nossos currículos”. Miguel Oliveira e Sandrina Milhano ofereceram um exemplar autografado ao Presidente da República Cavaco Silva, à Ministra da Educação Isabel Alçada, à Ministra da Cultura Gabriela Canavilhas e aos autarcas responsáveis pela educação em Óbidos.

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