Levava numa mala 48 mil notas falsas de cem dólares. Foi apanhado na semana passada no Bombarral, onde mora, pela Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte. Não reagiu à abordagem policial e foi detido. O suspeito, de 65 anos, reformado, natural de Lisboa, foi treinador de futebol em divisões secundárias. Tem cadastro por burlas. O dinheiro falso, apreendido no âmbito de uma investigação que decorria há já alguns meses, teria como destino a sua distribuição no país e, designadamente, na zona norte. Depois as notas poderiam ser transaccionadas além-fronteiras. Uma boa parte da contrafacção destinar-se-ia a países africanos, destino já bastante sinalizado pelas autoridades como habitual desta actividade ilícita. O sexagenário seria um dos principais elementos de uma rede de falsificadores de dólares americanos. A Polícia Judiciária quer agora desmantelar a rede, capturar os alegados cúmplices e apreender o material utilizado na falsificação. A contrafacção do dinheiro era de elevada qualidade técnica e os investigadores acreditam que as notas eram produzidas em Portugal, onde ao longo dos anos têm sido detectadas várias fábricas dedicadas à falsificação. Contudo, esta é a primeira apreensão feita em 2010. O detido encontrava-se na rua na posse da mala com os 480 mil dólares falsos (cerca de 356 mil euros). Presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, ficou em liberdade, com apresentações periódicas, a aguardar o desenrolar do processo. A introdução do euro – difícil de falsificar – fez disparar a contrafacção de dólares, de acordo com o Relatório de Segurança Interna de 2009. O Código Penal prevê para crimes de falsificação de moeda e introdução no mercado uma pena de prisão que vai dos três aos doze anos. Francisco Gomes
Reformado com 480 mil dólares falsos
28 de Abril, 2010
Levava numa mala 48 mil notas falsas de cem dólares. Foi apanhado na semana passada no Bombarral, onde mora, pela Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte. Não reagiu à abordagem policial e foi detido. O suspeito, de 65 anos, reformado, natural de Lisboa, foi treinador de futebol em divisões secundárias. Tem cadastro por burlas. […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Apreendidos 240 quilos de pescada sem medidas para venda
O Posto de Controlo Costeiro da Nazaré, dependente do Destacamento da Figueira da Foz da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, da GNR, apreendeu 240 quilos de pescada subdimensionada na Nazaré, no dia 14 de janeiro.
Torneio escolar de xadrez na Benedita
No dia 13 de janeiro realizou-se o 2º torneio do XXV Circuito de Xadrez da Coordenação Local de Desporto Escolar do Oeste (CLDE Oeste), no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. A atividade fez parte das comemorações do 65º aniversário do Externato Cooperativo da Benedita.
Artes de pesca apreendidas junto à ilha do Baleal
A Polícia Marítima de Peniche apreendeu na passada quarta-feira sete artes de pesca, com cerca de cem metros de comprimento cada, durante uma ação de fiscalização na zona da ilha do Baleal, em Peniche.
0 Comentários