Chama-se Sofia Domingues Fonseca, tem dez meses e sofre de uma doença muito rara para a sua idade – leucemia mielóide crónica (LMC). Esta doença caracteriza-se por um excesso de glóbulos brancos no seu sangue. Está a iniciar a quimioterapia, mas este tratamento não é suficiente. A única esperança é encontrar um dador de medula óssea. Só tem de ter entre 18 e 45 anos, ser saudável, mínimo 50 quilos, e nunca ter recebido uma transfusão de sangue. Inicialmente só se tem de dar um pouco de sangue. Caso se ache a compatibilidade, o dador é depois chamado para fazer mais alguns testes. Vai ser feita uma recolha no Hospital das Caldas da Rainha, para tentar encontrar um dador compatível com a pequena Sofia. O estabelecimento Comsumos Mediterrâneos, junto ao CCC, nas Caldas da Rainha, está a divulgar esta campanha de recolha de medula óssea, a realizar dia 2 de Maio, das 9h às 16h, no serviço das consultas externas. Na mesma altura será feita recolha para outro caso – Jorge Manuel Gomes Jacinto, com 56 anos. “Há cinco anos que foi diagnosticada uma fibrose na Medula Óssea, cuja solução passa por um transplante. Desde então que me submeto a transfusões de sangue, cada vez com maior frequência, sempre na expectativa de que um dador compatível apareça”, relata. Francisco Gomes
Colheita de sangue para encontrar dadores de medula óssea
Últimas
Artigos Relacionados
Costureirinhas com nova sede
Numa das salas do novo Polo Cultural e Social da Fonte, no Cadaval, estão as costureirinhas da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz, um grupo dedicado a ações solidárias que se tem destacado em várias iniciativas de apoio à comunidade.
127.º aniversário da restauração do concelho com inauguração do Polo Cultural e Social da Fonte
O 127.º aniversário da restauração do concelho do Cadaval foi marcado pela inauguração do Polo Cultural e Social da Fonte, situado na Rua do Olival da Fonte. A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, destacando-se as palavras do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, que expressou a sua satisfação pela concretização desta obra.
Refood CR celebrou nove anos de combate ao desperdício alimentar e à fome
No passado dia 9, a Refood Caldas da Rainha comemorou o seu nono aniversário com um evento especial intitulado “Por dentro da Refood CR”. O dia aberto permitiu à comunidade conhecer mais de perto a missão da organização e como ela funciona.
0 Comentários