Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
19° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C

Museu de Cerâmica já não vai para os Pavilhões do Parque

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A hipótese de instalação de um Museu Nacional de Cerâmica nos Pavilhões do Parque D. Carlos I estará definitivamente posta de parte. “É um ponto assente o alargamento do museu. Depois de visitas do director do Instituto dos Museus, as coisas estão a avançar no sentido da ampliação da estrutura até ao Parque”, revelou ao […]
Museu de Cerâmica já não vai para os Pavilhões do Parque

A hipótese de instalação de um Museu Nacional de Cerâmica nos Pavilhões do Parque D. Carlos I estará definitivamente posta de parte. “É um ponto assente o alargamento do museu. Depois de visitas do director do Instituto dos Museus, as coisas estão a avançar no sentido da ampliação da estrutura até ao Parque”, revelou ao JORNAL DAS CALDAS a vereadora da Cultura da Câmara das Caldas, Maria da Conceição. A ideia é pegar no projecto antigo de alargamento do Museu para o espaço em redor, ocupando a rua que o separa do Parque. Contudo, “ainda temos em carteira os terrenos da fábrica Bordalo Pinheiro que a Câmara adquiriu. O mais importante será ter um museu com a dignidade que Caldas da Rainha merece”, manifestou a vereadora, que sustentou que a instalação nos Pavilhões do Parque “levantava divisões e iria atrasar ainda mais o processo”. Parece assim deitada por terra a ideia do presidente da Câmara, Fernando Costa, que lançou a hipótese de apresentar uma candidatura para a recuperação dos Pavilhões do Parque e transformá-los no Museu de Cerâmica, em vez das obras de ampliação das actuais instalações. A utilização dos Pavilhões iria inviabilizar qualquer projecto para aquele local relacionado com o Termalismo, o que dividiu as opiniões. A integração do Museu da Cerâmica na rede municipal é “um assunto que está a ser estudado no âmbito do Instituto de Museus”. “Ainda não existe uma resposta concreta sobre as condições para essa transferência”, fez notar a autarca, que vê com interesse a gestão do Museu pela Câmara. No ano passado, o Museu da Cerâmica, no Palacete da Quinta do Visconde de Sacavém, registou 11 mil visitantes e segundo a vereadora, os museus municipais existentes “não andam muito longe desses números”. “Penso que seria interessante criar sinergias entre os vários espaços museológicos com a criação de um bilhete que dê acesso aos diversos pontos de interesse”, declarou Maria da Conceição. No seu entender, o alargamento do Museu de Cerâmica junto ao Parque proporcionaria a criação do “corredor criativo” entre a ESAD (Escola Superior de Arte e Design) e o centro da cidade. “Já se dialogou com a administração do Centro Hospitalar para aproveitamento da zona do parque de campismo para criação de um circuito de manutenção e colocação do parque de esculturas, assim como a construção do Museu Leopoldo de Almeida”, anunciou.   Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bar com horário reduzido na praça 5 de Outubro

A Câmara das Caldas da Rainha deliberou reduzir o horário de funcionamento do estabelecimento “Hello Juice”, na Praça 5 de Outubro, depois de uma série de queixas por causa de ruído e de situações de violência na esplanada.

r27b Hello juice coffee and whiskey bar interior

“Casa da Rainha” assaltada no feriado de madrugada

A concept store “Casa da Rainha”, na rua Dr. Manuel Figueira Freire da Câmara, junto ao largo da estátua da Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, foi assaltada por desconhecidos durante a madrugada de 10 de junho.

AssaltoQuiosque2

Novo espaço de lazer na Quinta dos Moinhos

Foi inaugurado no dia 8 de junho o Espaço Verde Bairro do Areeiro, situado na urbanização Quinta dos Moinhos (junto à estrada que liga Caldas da Rainha ao Coto).

parqueareeiro1