Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Cascas de caracóis iluminam aldeia do Carvalhal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Centenas de pessoas rumaram no passado dia 19 à localidade do Carvalhal, no Bombarral, para assistir às “Luminárias de São José”, evento religioso com mais de um século de existência. Mais uma vez, os habitantes desta aldeia bombarralense cumpriram a tradição, iluminando as suas casas com cascas de caracóis. Desta feita, e ao contrário das […]
Cascas de caracóis iluminam aldeia do Carvalhal

Centenas de pessoas rumaram no passado dia 19 à localidade do Carvalhal, no Bombarral, para assistir às “Luminárias de São José”, evento religioso com mais de um século de existência. Mais uma vez, os habitantes desta aldeia bombarralense cumpriram a tradição, iluminando as suas casas com cascas de caracóis. Desta feita, e ao contrário das edições anteriores, São Pedro ajudou à festa, tendo as condições climatéricas contribuído para umas das edições mais participadas dos últimos anos.     Depois da Missa em Honra de São José, celebrada pelo Reverendo Padre José Faria na Igreja do Santíssimo Sacramento do Carvalhal, seguiu-se a procissão pelas ruas da aldeia, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense, que no final brindou ainda os presentes com um pequeno concerto. Numa antiga taberna local, o Núcleo de Melhoramentos do Carvalhal saudou os visitantes com uma exposição de fotografias das gentes e do património edificado desta aldeia histórica, assim como a possibilidade de beber um café e um licor tradicional. Organizada nos últimos anos pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, com grande apoio da Junta de Freguesia do Carvalhal, as “Luminárias de São José” remontam, segundo a tradição oral, à última década do Século XIX, tendo sido iniciadas pelo pároco na altura exercia funções nesta paróquia, que sugeriu à população, que na noite de 19 de Março, iluminassem as ruas com cascas de caracóis como ele vira noutra localidade. Depois de alguns anos de interrupção, a tradição foi retomada em 1969 por intermédio do Padre José Miguel Ferreira de Moura, tendo aliciado os José’s do Carvalhal para que fizessem de novo a antiga festa de São José, festa essa que se vai mantendo até aos dias de hoje.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia