Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Fotografar casamentos “gay” é “exactamente igual aos outros”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os fotógrafos portugueses vão ser chamados a fazer um trabalho que até agora desconheciam, com a legalização do casamento homossexual, mas a abordagem aos noivos “é exactamente igual” ao que se passa numa boda tradicional, assegura a Associação de Fotógrafos Profissionais (AFP). A associação organizou na passada segunda-feira o colóquio “Fotografar casamentos homossexuais”, no âmbito […]
Fotografar casamentos "gay" é "exactamente igual aos outros"

Os fotógrafos portugueses vão ser chamados a fazer um trabalho que até agora desconheciam, com a legalização do casamento homossexual, mas a abordagem aos noivos “é exactamente igual” ao que se passa numa boda tradicional, assegura a Associação de Fotógrafos Profissionais (AFP). A associação organizou na passada segunda-feira o colóquio “Fotografar casamentos homossexuais”, no âmbito do 5º Salão de Expositores, que decorreu entre 13 e 16 de Março, na Expoeste, nas Caldas da Rainha. Os espanhóis Ricardo Carrillo e Kake e a portuguesa Elisa Prego testemunharam a sua experiência de fotografar este tipo de matrimónios – em Espanha a legalização foi em 2005 – e manifestaram que “não difere em nada”. Admitiram, contudo, que possa haver “fotógrafos objectores de consciência” que se recusem a aceitar trabalhos deste género. “Aconselho aos fotógrafos que se preparem e mentalizem. É só isso”, disse Ricardo Carrillo, perante uma plateia com cerca de centena e meia de fotógrafos profissionais. Elisa Prego mostrou imagens de um casamento que fotografou em Sevilha. “Um dos noivos vivia em Portugal e convidou-me para fazer o trabalho. O casamento foi em Espanha e a festa cá”, revelou. Agora já não será preciso sair do país para casar e por isso é previsível o aumento de serviço para os fotógrafos. Marcos Pinto, presidente da AFP, justificou o colóquio para “precisamente tranquilizar, para mostrar que não há nada de especial e é tudo normal, porque as pessoas ficam com medo de como vai ser”. “Tal como num casamento convencional temos de estarmos atentos a todas as movimentações para podermos contar a história desse dia em imagens”, indicou Elisa Prego. Durante quatro dias a Expoeste acolheu expositores ligados à fotografia e foi também palco do XIV Seminário de Fotografia e Vídeo. Entre diversos especialistas, destaque para a “guru” do Photoshop, Katrin Eismann, que desvendou os truques desta ferramenta informática de tratamento de imagem que existe há 20 anos.   Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (foto)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Proteção Civil com simulacros durante uma semana

Ao longo de mais de uma semana, entre 4 e 14 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) das Caldas da Rainha realiza o Caldex’24, um programa que inclui exposição de meios e simulacros de incêndios, resgate no mar, roubo de automóvel e acidente de viação.

protecao1

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista