Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Luto infantil

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Perdas dolorosas num pequeno coração   Quando um adulto pensa em perda, o conceito é, de certa forma, circunscrito. Na infância tal não acontece. As crianças são assoladas por este sentimento face à subtracção do melhor amigo, aquando de uma discussão (perda de estabilidade e confiança momentâneas), quando deixam de ter atenção dos pais, quando […]

Perdas dolorosas num pequeno coração   Quando um adulto pensa em perda, o conceito é, de certa forma, circunscrito. Na infância tal não acontece. As crianças são assoladas por este sentimento face à subtracção do melhor amigo, aquando de uma discussão (perda de estabilidade e confiança momentâneas), quando deixam de ter atenção dos pais, quando nasce um irmão, ou, no oposto, durante a agonia com consequente falecimento de alguém que lhes é próximo. Donas de um pequeno corpo e de um coração gigante, capaz de compreender muito mais do que a maioria dos pais julgam apropriado para a sua idade, o seu sentimento nunca deve ser desvalorizado. O que a criança sente é a verdade mais pura. Os adultos tem a experiencia e o conhecimento que as crianças ainda não alcançaram, são capazes de perspectivar uma perda que se avizinhe, quando alguém está muito doente ou mesmo no caso de um divórcio, onde se quebram. Para as crianças a perda é crua e dificilmente compreensível, mesmo para as que ainda não aprenderam a falar. Estas perdas afectam a criança e influenciam o adulto em que se vai transformar. As crianças têm direito a ser levadas a sério, respeitadas e compreendidas. Aqui, a empatia é fundamental. O adulto deve colocar-se no lugar da criança e nunca desvalorizar o seu sentimento. É mais fácil aliviar a dor quando existe uma base de verdade. A mentira nunca é o melhor remédio. Ah! E não se esqueça, oiça incondicionalmente…   Sara Carvalho Malhoa – Psicóloga Clínica

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Proteção Civil com simulacros durante uma semana

Ao longo de mais de uma semana, entre 4 e 14 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) das Caldas da Rainha realiza o Caldex’24, um programa que inclui exposição de meios e simulacros de incêndios, resgate no mar, roubo de automóvel e acidente de viação.

protecao1

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista