No passado dia 6 foi inaugurada, na Sala de Exposições do Edifício Cultural, a exposição “O Pulsar da Pedra”, da autoria do escultor Xico Nico, artista penichense que nesta exposição apresenta uma breve retrospectiva sobre a sua carreira artística que perfaz duas décadas. Xico Nico expõe desde 1990, tendo participado em mais de cinquenta exposições e outros eventos, com destaque para as recentes participações em exposição colectiva, no Pavilhão de Portugal (FIL-Lisboa), com João Cutileiro, José Guimarães, António Cid, entre outros (2008), ou de exposição individual na Galeria Pepper´s, em Caldas da Rainha (2008/09). Este artista plástico foi ainda granjeado com vários prémios: 1º Prémio de Art. Criativo de Farav – Aveiro (2002 e 2003); Finalista do Prémio Nacional de Artesanato do I.E.F.P (2005) e 1º Prémio Art. Contemporâneo da FIA – FIL-Lisboa (2008). Utilizando como suporte da sua obra artística blocos de calcário de proveniência local, testemunhos de uma história geológica com mais de 20 milhões de anos, que tem no geomonumento da Ponta do Trovão, classificado pela Câmara Municipal de Peniche como imóvel de interesse concelhio, o melhor registo a nível mundial da transição entre os intervalos de tempo Pliensbaquiano-Toarciano (andares do Jurássico), Xico Nico inspira-se nos materiais e formas que a Natureza esculpiu nesta costa escarpada ao longo de milhões de anos para dar forma às criações que produz evocando animais, pessoas e objectos.
Património geológico de Peniche transformado em arte

Últimas
Artigos Relacionados
Patrícia Costa dá recital de piano no CCC
A pianista e compositora caldense Patrícia Costa regressa às Caldas da Rainha para um recital de piano interpretando obras de compositores portugueses, desde o séc. XVIII ao séc. XXI. Será no dia 28 de março, pelas 21h30, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Associação Desportiva de Óbidos apresenta torneios de voleibol
Os responsáveis pela secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos (ADO) fizeram a apresentação no Museu José Saramago, em Óbidos, dos principais torneios a realizar este ano.
Vinte câmaras de vigilância vão ser instaladas em sete pontos centrais da cidade das Caldas
Até ao final deste ano poderão estar a funcionar as vinte câmaras de vigilância que vão ser instaladas em sete locais centrais da cidade das Caldas da Rainha, resultado de um protocolo entre a Câmara Municipal e a PSP assinado na passada segunda-feira.
0 Comentários