Iniciou-se na passada quinta-feira, no Cencal – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica das Caldas da Rainha, o primeiro curso de Joalharia Cerâmica orientado pelo designer Nick Taylor, professor na ESAD, e pelo escultor ceramista Paulo Óscar, formador no Cencal. Este curso irá decorrer até dia 5 de Março, às 5ªs e 6ªs feiras entre as 9 e as 18 horas, nas oficinas e no laboratório do Cencal. Esta acção tem como objectivo alargar o leque de actividades de ceramistas e joalheiros, entre outros profissionais, dotando-os de uma ferramenta transversal que oferece uma versatilidade infinita, possibilitando o enriquecimento dos seus produtos ou a variedade das suas ofertas. Como elemento cerâmico foi escolhida a porcelana, pela sua pureza, a sua resistência mecânica, química e térmica e a sua nobreza natural. No campo dos metais preciosos será utilizada a prata, um material harmonioso, flexível, acessível e economicamente mais viável. Ao longo de um período inicial de “brainstorming” e de experimentação projectual, os participantes irão adquirindo competências que lhes permitam desenhar peças de joalharia simples aliando a cerâmica e a prata, aproximando-se simultaneamente de ambos materiais e explorando as suas características sempre numa postura experimental. No dia 5 de Março os formandos irão apresentar formalmente o resultado dos seus trabalhos numa exposição na Galeria Cencal. O curso foi concebido pela responsável pela área da decoração cerâmica do Cencal, designer Jesus Sheriff.
Curso de Joalharia Cerâmica no Cencal
Últimas
Artigos Relacionados
Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências
A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.
Quedas de estruturas e arrastamento de terras no Bombarral
No seguimento da depressão Martinho, foram registadas, desde a madrugada de 20 de março até às 17h00 desse dia, 53 ocorrências no concelho do Bombarral.
Encerramento de espaços na Serra de Montejunto
Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.
0 Comentários