O acaso, ou talvez não, fez com que no dia 14 de Fevereiro – Domingo de Carnaval e Dia dos Namorados, assistisse/participasse na Santa Missa em Alfeizerão. Eram 10,30 duma gélida manhã e, dadas as circunstâncias festivas, imaginei uma Igreja meia vazia, com idosos e santas senhoras que piedosamente ali iriam cumprir o seu preceito do Dia do Senhor. Enganei-me completamente, a Igreja estava repleta de fiéis de todas as idades, uma comunidade bem viva na fé, plena de alegria e muitos, muitos jovens. Afinal era a “Festa da Vida” e fiquei a saber que o 8º ano da Catequese estava ali em pleno. De forma muito adequada e dinâmica leram textos, recordaram Santos como exemplos a seguir e, ao som dumas lindas músicas, foram apresentando a Deus e à comunidade todo o seu amor, empenho, trabalho e oração. Saí a pensar: Todos dizem que a juventude está em crise e perdida, será mesmo assim? Talvez alguns, muitos, nomeadamente aqueles jovens que não têm a felicidade de ter ao seu redor adultos crescidos, maduros e bem formados que os saibam encaminhar no sentido do bem, dos valores e da alegria numa fé partilhada e vivida em pleno. Parti e segui o meu caminho, mas não me vou esquecer daquela “mágica Missa” e da alegria espelhada no rosto dos jovens ao receberem das mãos do Sacerdote uma simbólica Cruz – sinal de mais para cima e para o lado – sinal de amor a Deus e do dever de Missão, a que qualquer cristão está chamado a cumprir na sua vida. Acredito que vale a pena e, por isso, ouso felicitar todos os catequistas, pais, avós, professores e educadores em geral pelo excelente trabalho e exemplo que deram. O poeta dizia que tudo vale a pena quando a alma não é pequena, eu acrescento: vale a pena porque Deus é grande, precisa do nosso amor e conta com todos na nobre missão de evangelizar o mundo, nomeadamente neste tempo de crises que estamos a atravessar. Vale a pena! Vale a pena! Maria Susana Mexia
Alfeizerão em “Festa da Vida”
17 de Fevereiro, 2010
O acaso, ou talvez não, fez com que no dia 14 de Fevereiro – Domingo de Carnaval e Dia dos Namorados, assistisse/participasse na Santa Missa em Alfeizerão. Eram 10,30 duma gélida manhã e, dadas as circunstâncias festivas, imaginei uma Igreja meia vazia, com idosos e santas senhoras que piedosamente ali iriam cumprir o seu preceito […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Quedas de estruturas e arrastamento de terras no Bombarral
No seguimento da depressão Martinho, foram registadas, desde a madrugada de 20 de março até às 17h00 desse dia, 53 ocorrências no concelho do Bombarral.
Encerramento de espaços na Serra de Montejunto
Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.
Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia
A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.
0 Comentários