A edição de Janeiro do “Paredes de Cor” no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha recebe um conjunto de azulejos do ceramista Mário Reis. Mário Reis é descendente de cinco gerações de oleiros das Caldas da Rainha e apresenta no CCC uma série de azulejos trabalhados um a um, mas com muitas semelhanças. “Cada um é uma peça única. Embora possam ser parecidos, há sempre um pormenor que os diferencia”, explicou o artista. Cada azulejo é produzido no imediato, sem um estudo prévio, o que dá ao ceramista uma grande liberdade criativa. “Em Portugal há uma grande tradição na azulejaria, quer em painéis interiores, quer em fachadas de edifícios. O meu trabalho é uma forma diferente de ver os azulejos. São peças mais decorativas”, adiantou ainda. Os azulejos podem ser adquiridos à unidade ou serem utilizados para criar painéis grandes. Torna-se também mais acessível a quem quer adquirir uma peça de cerâmica de autor. Talvez por isso é o tipo de peça que mais vende. Embora tenha crescido ligado a uma tradição já secular, Mário Reis teve necessidade de procurar novas soluções expressivas. Mário Reis utiliza geralmente o grés e pasta refractária nos seus trabalhos e decora-os usando uma variedade de métodos antes de sofrerem uma primeira cozedura, tais como desenho directo ou a adição de elementos realizados na roda de oleiro como parte integrante do trabalho. São utilizados vidrados e efectuada uma segunda cozedura, formando um jogo de cores que cobrem totalmente ou parcialmente as peças. Em muitos casos combina com a cerâmica outros materiais orgânicos como a madeira e não orgânicos tais como metais e vidro transformado através de fusão, formando assim contrastes entre as cores e texturas dos diversos materiais. Recentemente Mário Reis esteve representado no 6º Salão de Cerâmica de Arte Contemporânea em Paris. O artista destaca a importância que tem sido dada à cerâmica nas Caldas da Rainha, através de uma série de iniciativas. “Se há coisa que temos de valorizar, no qual somos bons e temos tradição, é a cerâmica”, salienta.
“Paredes de Cor” com Mário Reis no CCC
Últimas
Artigos Relacionados
Ricardo Pinteus assume presidência da Câmara Municipal
Com a saída de José Bernardo Nunes da presidência da Câmara do Cadaval, para assumir o cargo de vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Ricardo Pinteus, atualmente vice-presidente do executivo municipal, torna-se presidente da Câmara.
Médicos de Lisboa vêm dar consultas de Psiquiatria da Infância e Adolescência
Os hospitais das Caldas da Rainha e de Peniche vão ter por mês dois dias de consultas de Psiquiatria da Infância e Adolescência, por uma equipa mista constituída por profissionais da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (Lisboa) e da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).
Fotografia na Praia do Norte coloca estudante no top 10 em concurso mundial
Rafael Ferreira, estudante da Universidade de Aveiro (UA), recebeu uma menção honrosa no World Sports Photography Awards, a maior e mais prestigiada competição de fotografia desportiva do mundo, ao ficar no top 10 da categoria de Desportos Aquáticos com uma fotografia captada no ano passado, na Praia do Norte, na Nazaré.
0 Comentários