Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C

Festa de Santo Antão em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito das celebrações do Feriado Municipal, decorre, no dia 17 de Janeiro, a tradicional Festa do Santo Antão de Óbidos. Uma festa que mistura a componente religiosa com uma outra profana, onde, todos os anos, junta milhares de pessoas. Trata-se de uma romaria à ermida de Santo Antão, o Santo que protege os animais, […]
Festa de Santo Antão em Óbidos

No âmbito das celebrações do Feriado Municipal, decorre, no dia 17 de Janeiro, a tradicional Festa do Santo Antão de Óbidos. Uma festa que mistura a componente religiosa com uma outra profana, onde, todos os anos, junta milhares de pessoas. Trata-se de uma romaria à ermida de Santo Antão, o Santo que protege os animais, no cimo de um cabeço com o mesmo nome, com cerca de 80 metros de altura. Numa região onde a agropecuária assume um papel importante, esta romaria adquire grande importância. No caso de doença, ou de desejo de uma boa ninhada, não há nada como fazer uma promessa a Santo Antão para que tudo corra bem, mas se houver problema com outro animal, não faz mal, nem é de hesitar, Santo Antão a todos acode. Esta é a filosofia base destas cerimónias. Durante este dia são feitas promessas com vista à recuperação de um animal doente, ou pedidos de boas ninhadas. Estas promessas são pagas na casa de esmola ou na sacristia, recebendo em troca uma vela enrolada numa fita de nastro cor-de-rosa previamente benzida. Alguns dos ex-votos são queimados conjuntamente com as velas no tabuleiro. Contudo, a sua grande maioria é depositada aos pés da imagem do Santo. Quem não pode ir pagar a promessa, pede a alguém que o faça por si. A entrega de vela e da fita são prova que a promessa foi paga. O costume de pagar as promessas em géneros têm-se vindo a perder ao longo dos anos. A estes rituais religiosos junta-se a componente profana. No mesmo local, vendedores de pinhões, laranjas, chouriços, cavacas e outros produtos tradicionais dão origem a uma feira. Os romeiros fazem fogueiras onde assam os chouriços que são depois acompanhados por bom vinho. À animação, junta-se a música dos acordeões trazidos de casa, prolongando-se a festa até ao pôr-do-sol.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Radar nas Caldas

A PSP informou que vai efetuar operações de controlo de velocidade com radar instalado nas Caldas da Rainha no dia 16 de janeiro.

radares

Shuttle Time em badminton

O MVD, das Caldas da Rainha, vai realizar o 1º Shuttle Time no Centro de Alto Rendimento de Badminton em Caldas da Rainha, no dia 18 de janeiro, das 09h30 às 14h00, em parceria com a Federação Portuguesa de Badminton e a Associação de Badminton do Distrito de Leiria.

Ténis de mesa do Sporting das Caldas em campeonatos

Os jogadores seniores/veteranos do Sporting das Caldas de ténis de mesa continuam esta época 2024/25 a participar nos campeonatos da Federação Challenge (3º escalão) e no Circuito Nacional de Veteranos.

mesa