Q

Previsão do tempo

9° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
9° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
9° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Ministro dá garantias aos agricultores do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ministro da Agricultura assegurou, na passada quarta-feira, que serão agilizadas as candidaturas aos fundos disponibilizados para minorar os prejuízos provocados pelo mau tempo na Região Oeste. Num encontro com agricultores, produtores e associações de produtores locais, bem como com representantes da banca, em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, António Serrano disse estar pessoalmente empenhado na resolução […]
Ministro dá garantias aos agricultores do Oeste

O ministro da Agricultura assegurou, na passada quarta-feira, que serão agilizadas as candidaturas aos fundos disponibilizados para minorar os prejuízos provocados pelo mau tempo na Região Oeste. Num encontro com agricultores, produtores e associações de produtores locais, bem como com representantes da banca, em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, António Serrano disse estar pessoalmente empenhado na resolução deste problema. Admitindo que o seu ministério “tem uma máquina complexa e tradicionalmente presta um serviço lento”, prometeu atenuar a burocracia para “melhorar a velocidade“, anunciando uma equipa que “está a trabalhar para que este processo seja prioritário”. António Serrano, que anunciou perante uma centena de agricultores um pacote de medidas para pagar os apoios no curto espaço de tempo, disse estar disponível para “vir ao Oeste as vezes que forem necessárias” e demonstrou “toda a disponibilidade e abertura”. O ministro, que terminou a reunião com um aplauso dos agricultores, revelou a criação de um financiamento com 50 por cento a fundo perdido de comparticipação, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), sendo disponibilizados 18 milhões de euros. Neste ponto, disse que “os regulamentos impedem uma comparticipação mais elevada mas estamos a trabalhar junto da Comissão Europeia para tentar obter uma taxa superior a 50 por cento”, para dar resposta aos agricultores com menos capacidade de endividamento. Os agricultores afectados que se candidatem aos fundos do PRODER vão “receber o adiantamento de 50 por cento do dinheiro logo que tenham o contrato feito mesmo sem apresentarem os comprovativos de despesas”, afirmou, garantindo que “até 15 de Fevereiro” estarão aprovadas as candidaturas. Outra das medidas anunciadas passa pela criação de uma linha de crédito de 50 milhões de euros, com uma bonificação a 85 por cento, um período de carência de dois anos. António Serrano anunciou ainda que vai ser activado o fundo de calamidade agrícola para cobrir os prejuízos dos agricultores que tenham seguros de colheitas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

cancro

Cara de Espelho no CCC

Cara de Espelho atua no dia 18 de janeiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

cara