Ao longo de dez páginas, a cerâmica das Caldas está em destaque na prestigiada revista francesa “Revue da La Ceramique e du Verre” (Revista da Cerâmica e do Vidro). Como é explicado na introdução do dossiê sobre as Caldas, “tudo começou com a iniciativa de Eduardo Constantino, que respondeu ao pedido da cidade, desejosa de expôr obras de ceramistas franceses – Michel Le Gentil, Catherine e Bruce Gould, e Armel Hédé”. Pretexto para uma aprofundada divulgação da cerâmica caldense. Ilustrada com imagens de arquivo, publicadas em livros e actuais, o artigo designa Caldas da Rainha como “um destino cerâmico”. Um dos destaques vai para os azulejos, sendo feita referência à existência, no centro histórico, de fachadas cobertas pelas “paredes de louça”. Sobre Rafael Bordalo Pinheiro se diz que trouxe às Caldas “a idade de ouro”, sendo apresentados dados históricos até à actualidade, com a indicação de que “após a crise financeira, a fábrica de faianças procura dar uma nova direcção à produção herdada”. Ferreira da Silva merece um lugar especial neste dossiê e outras referências vão para a Fábrica Molde, a cuja produção o articulista se revela “rendido”. “Competitiva no plano da quantidade, prima também pela qualidade”, escreve. O trabalho de formação do CENCAL é igualmente elogiado. Para além da menção de outros nomes que ajudaram Caldas da Rainha a distinguir-se na cerâmica, o artigo vai ao encontro das novas gerações, descrevendo a actividade de Mário Reis, herdeiro da arte da olaria transmitida pela família Reis e pertencente ao Colectivo 3 Cês. Este artigo dá uma grande visibilidade à cerâmica caldense, abrindo portas para contactos para projectos e exposições internacionais e futuras exportações. Francisco Gomes
Caldas é “destino cerâmico” para revista francesa
Últimas
Artigos Relacionados
Atividade desportiva na Escola de Sargentos
Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).
Solistas da Metropolitana no Museu de José Malhoa
Solistas da Metropolitana atuam no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no dia 31 de janeiro, às 19h00, no âmbito do programa “CCC Fora de Portas”.
Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação
A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.
0 Comentários