A DECO – Associação Portuguesa da Defesa do Consumidor, com o apoio da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos lançou uma nova campanha que aborda a temática da energia eléctrica e alerta para as consequências das alterações climáticas. Esta campanha tem como público-alvo os consumidores em geral e nomeadamente os alunos do secundário com os quais serão realizadas sessões de esclarecimento nas quais serão desenvolvidas algumas actividades no âmbito das energias renováveis. As sessões junto da comunidade escolar têm como objectivo fundamental alertar os jovens para a temática do consumo da electricidade e alterações climáticas e sensibilizar os jovens para as consequências da produção e consumo insustentável de energia. Nestas sessões serão abordados temas como a consequência da produção e consumo de electricidade, a relação entre a produção de energia e as alterações climáticas e o nosso contributo como consumidores na racionalização de energia e alterações climáticas. No papel de consumidores podemos ter uma atitude mais “amiga” do ambiente e reduzir a nossa pegada ecológica racionalizando os nossos consumos de energia. Para racionalizar o consume energético nas nossas casas devemos eliminar os consumos de energia desnecessários, ou seja, sempre que houver um equipamento ligado que não esteja a ser utilizado devemos desligá-lo, por exemplo desligar as lâmpadas que ficam acesas sem estarem a ser necessárias. Também podemos optar por equipamentos mais eficientes isto é, que consomem menos energia durante os seu funcionamento. Para isso antes de adquirir-mos um equipamento novo para as nossas habitações devemos ter em atenção a etiqueta energética e optar sempre pela classe A, A+ ou A++. Estas etiquetas estão presentes em muitos dos equipamentos, por exemplo máquinas de lavar loiça e roupa, frigoríficos lâmpadas, máquinas de secar roupa entre outros. Para equipamentos informáticos devemos ter em atenção ao rótulo ecológico europeu e ao símbolo do “energy star” ambos indicam aos consumidores os equipamentos mais ecológicos e que menos energia consomem. Para quem quiser inverstir mais um pouco e reduzir substancialmente a sua pegada ecológica pode ainda investir nos programas de apoio à microgeração e produzir energia mais limpa. Com estes gestos podemos reduzir muitos KW de energia consumidos e produzir energia com menor impacte ambiental. Atendendo à importância da divulgação destas temáticas, as sessões de esclarecimento com os alunos serão realizadas por todo o país pela Brigada Carbono da delegação responsável pelo distrito. Para agendar uma sessão numa escola do distrito de Santarém basta contactar a delegação da DECO de Santarém através do e-mail; brigada.santarem@deco.pt ou através do número 243 329 950. Brigada Carbono de Santarém Mónica Martins
Sensibilização para o consumo da electricidade e alterações climáticas
Últimas
Artigos Relacionados
Atividade desportiva na Escola de Sargentos
Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).
Solistas da Metropolitana no Museu de José Malhoa
Solistas da Metropolitana atuam no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no dia 31 de janeiro, às 19h00, no âmbito do programa “CCC Fora de Portas”.
Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação
A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.
0 Comentários