Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
10° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C

Junta de N. Sra. do Pópulo com poucos meios e competências

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi aprovado por unanimidade o Plano e Orçamento da Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, com uma verba de 245 mil euros, numa Assembleia dirigida cordialmente e sem formalismos rígidos pelo presidente da mesa, João Frade. É um orçamento claramente curto para a maior freguesia em termos de população do Município das Caldas da Rainha […]
Junta de N. Sra. do Pópulo com poucos meios e competências

Foi aprovado por unanimidade o Plano e Orçamento da Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, com uma verba de 245 mil euros, numa Assembleia dirigida cordialmente e sem formalismos rígidos pelo presidente da mesa, João Frade. É um orçamento claramente curto para a maior freguesia em termos de população do Município das Caldas da Rainha e por isso mesmo a oposição considerou que a edilidade condiciona o trabalho da Junta. Vasco Oliveira, presidente do executivo, manifestou que “a Câmara não manda na Junta” e pelo contrário, “na Assembleia Municipal a Junta pode fiscalizar a Câmara”. Contudo, Teresa Serrenho, eleita pelo movimento de independentes, declarou que “a Câmara não fiscaliza mas condiciona o trabalho”, porque “não descentraliza e não dá dinheiro” para a Junta funcionar com autonomia. O presidente da Junta reconheceu que não faz mais porque “não existem meios”, apesar de se assumir “muito reivindicativo”. Manuel Nunes, eleito pelo PS, pediu que o próximo documento do Plano de Actividades venha mais claro e específico em termos de obras, pois ter escrito “a intenção de alcatroar mais ruas, não chega. É preciso dizer quais. É também saber quais são as reais competências descentralizadas da Câmara para a Junta”. Na resposta Vasco Oliveira explicou que não especifica as artérias uma vez que terá de “pedir à Câmara para que sejam alcatroadas ruas”, fazendo notar que os dois quilómetros de alcatrão que a freguesia tinha direito todos os anos foram-lhe retirados. Aliás, Vasco Oliveira lamentou ainda não ter muitas competências, que são negociadas duramente com o presidente da Câmara, dando mesmo o exemplo dessa dificuldade com o facto do dinheiro para pagar aos elementos que estiveram nas mesas de voto ainda não ter chegado da Câmara para a Junta, uma vez que todos os dias tem pessoas a pedir as quantias. O autarca admitiu ainda que existe alguma desmotivação no cargo, uma vez que actualmente as senhas de presença nas Assembleias Municipais para presidentes de Junta e vereadores a meio tempo não são pagas. Apesar dos condicionalismos o presidente da Junta defende a requalificação do Centro Histórico, a participação na elaboração da revisão do PDM, a construção de um parque de estacionamento na Praça da República, mais passeios, melhor iluminação e ruas alcatroadas. Vasco Oliveira revelou que as receitas da Câmara baixaram e com isso o ano na freguesia será difícil, apesar de ter de contratar mais uma funcionária administrativa, uma vez que o trabalho duplicou.   Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano

O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.

Rotary 3

Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”

O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.

guilherme