Os autarcas do Oeste querem ser um exemplo no país ao criarem uma Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste (AREAO), que será uma forma de terem projectos de energias alternativas. Carlos Lourenço, presidente da OesteCIM, revelou que está planeado para os primeiros dias de Janeiro a escritura da AREAO, na qual irão concentrar todas as energias produzidas na região. Está marcada uma assembleia extraordinária para aprovação do Plano de Actividades e Orçamento da OesteCIM, mas também discutir a criação da AREAO e a transformação da Associação de Municípios do Oeste (AMO) na AMOmais, para a aprovação dos estatutos. O projecto da criação da AREAO é um dos dossiês herdados da antiga AMO que, em 2007, candidatou o projecto ao Programa Europa Energia Inteligente, mas ficou em lista de espera devido a constrangimentos orçamentais. A candidatura acabou por ser pré-aprovada em 2008 pela Agência Executiva para a Competitividade e Inovação e, em Junho deste ano foi assinado entre esta estrutura e a OesteCIM, o contrato que estabelece o plano de trabalhos a desenvolver num prazo de 36 meses após a constituição da AREAO. O contrato prevê que a Agência efectue o planeamento energético de toda a região e desenvolva actividades ao nível do sector público e privado, desde empresas de transportes, indústria e agricultura aos edifícios, além da criação de um gabinete de aconselhamento para questões energéticas e de ambiente. A Comissão Europeia aprovou igualmente um financiamento que poderá atingir os 250.000 euros, o que, segundo Carlos Lourenço, “dota a AREAO de fundos e meios próprios para desenvolver acções não só ligadas aos municípios como a diversos parceiros privados”. “Os grandes desafios em termos de ambiente passam pelo desafio da sobrevivência do próprio planeta, mas essa é também a base sustentável da própria economia”, indica Carlos Lourenço, convicto de que a futura AREAO irá assumir “uma participação activa de desenvolver ou impulsionar projectos que através da OesteCIM, ou empresas intermunicipais ou privadas se possam candidatar e contribuir para uma visão global do que nós pensamos que irá ser a energia e ambiente na região”. Integram a OesteCIM os Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. À margem deste assunto Carlos Lourenço declarou que a escritura de fusão entre a Resioeste e a Valorsul irá acontecer dentro de pouco tempo, manifestando que a questões levantadas pelo Município do Cadaval “não são problema”. “O Município do Cadaval é sócio da Resioeste e vai-se manter. A Escritura da AMOmais vai ficar detentora do capital dos Municípios e agora apenas aguardamos pela decisão dos Municípios de Vila Franca e de Lisboa para avançarmos para a fusão, independentemente da posição que o Cadaval possa vir a ter a posteriori”, afirmou. Carlos Barroso
Oeste vai criar Agência Regional de Energia e Ambiente
Últimas
Artigos Relacionados
Primeiro mês do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” reduziu 2.282 atendimentos nas urgências do Oeste
As urgências gerais e pediátricas dos Hospitais das Caldas da Rainha e Torres Vedras e básica do Hospital de Peniche registaram uma diminuição de 2.282 atendimentos no primeiro mês de implementação do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", quando comparado ao mesmo período do ano anterior, revelou a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).
Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano
O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.
Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”
O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.
0 Comentários