A exposição “Cidadania e Saúde Mental” que vai ser inaugurada a 19 de Dezembro, no evento Vila Natal, em Óbidos. Integrada no projecto “Mentes Solidárias”, esta mostra de trabalhos de alunos das escolas de Óbidos e de Caldas da Rainha – que irão depois a leilão – faz parte de um esforço para desmistificar o conceito da doença mental em Portugal e angariar fundos para o desenvolvimento de actividades integradoras. Este é o terceiro momento da iniciativa “Mentes Solidárias” – Movimento para a Saúde Mental e Cidadania, que foi criada pelo NIASM (Núcleo de Intervenção na Área da Saúde Mental). A finalidade desta iniciativa é (des)construir a ideia que o público tem da doença mental, fomentando a solidariedade social. Pintura, escultura, dança e outro tipo de actividades lúdicas e culturais podem ter um forte papel terapêutico no tratamento de doenças mentais. A rota é a de uma sociedade cada vez mais inclusiva. O NIASM foi criado em 1998 como uma rede agregadora de variadas entidades que unem esforços na rentabilização de recursos humanos e materiais, na angariação de fundos e na luta para tornar as doenças mentais um estigma cada vez menor. O pedido é simples: solidariedade e união para acabar com ideias falsas e preconceitos. Toda a ajuda – monetária, em bens ou em serviços – é bem vinda para tornar cada vez mais fácil a integração das pessoas com doença mental.
Óbidos recebe a exposição “Cidadania e Saúde Mental”
Últimas
Artigos Relacionados
Destacada importância do Golpe das Caldas para o derrube da ditadura fascista
A exibição do documentário “A Conspiração - Golpe das Caldas”, em estreia no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no passado domingo, veio demonstrar mais uma vez a importância desta primeira iniciativa do Movimento dos Capitães para que fosse derrubada a ditadura em Portugal.
Duna de Salir e zona envolvente terão classificação de Monumento Natural Local
O município das Caldas da Rainha concluiu o dossiê para classificação da Duna de Salir e da sua zona envolvente, ao longo da costa até à Foz do Arelho, como Monumento Natural Local, após a realização do levantamento dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais, geológicos e paleontológicos.
Concurso Concelhio de Leitura com quatro vencedoras
Matilde Pereira (1º Ciclo), Joana Colaço (2º Ciclo), Maria de Lima (3º Ciclo) e Beatriz Amorim (Secundário) foram as vencedoras da 2.ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura “Toma Lá Leitura!”, cuja final se realizou a 13 de março, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.
0 Comentários