Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C

Cuidar da nossa casa comum

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Havia um agricultor que tinha extensos vinhais das melhores cepas. Os proprietários, seus vizinhos, não lhe ficavam atrás – as suas uvas dão do melhor vinho. Um dia teve uma ideia. Para confraternizar e mostrar o melhor vinho que cada um produzia, convidou os seus vizinhos para um almoço, mas com uma condição: cada um […]

Havia um agricultor que tinha extensos vinhais das melhores cepas. Os proprietários, seus vizinhos, não lhe ficavam atrás – as suas uvas dão do melhor vinho. Um dia teve uma ideia. Para confraternizar e mostrar o melhor vinho que cada um produzia, convidou os seus vizinhos para um almoço, mas com uma condição: cada um devia trazer, pelo menos um litro, do melhor vinho da colheita desse ano. Depois todos lançariam numa cuba, que ele tinha preparado, a sua parte e depois provariam. Estava certo que o resultado seria excelente. Mas as coisas não se passaram como ele previa. Cada um dos seus companheiros teve uma ideia bizarra e pensou: eu vou levar uma garrafa, mas com água, porque no meio de tanta gente nem se vai notar! O pior é que, como todos pensaram do mesmo modo, o resultado foi um falhanço de todo o tamanho. Não só ficou envergonhado o autor do convite, como os seus convidados. Ora esta história fez-me pensar no que se está a passar, a nível global, com a defesa do meio ambiente e o lançamento para a atmosfera de gases poluentes que provocam o chamado “efeito estufa”. Que as alterações climáticas são um facto, ninguém o pode negar: as estações do ano quase não se definem e daí inundações e secas quando habitualmente se verificavam nas suas épocas. Diz o povo e com razão que anda tudo mudado. Mas o pior é que os diferentes países dizem-se muito interessados em diminuir a emissão de gases poluentes, mas, a meu ver, fazem como aqueles agricultores – cada um pensa: se for só eu a poluir, isso não tem grande influência. Ora o que se verifica é que não é “só um” a pensar assim e como ninguém quer abdicar do desenvolvimento económico, continuam a poluir e de que maneira, mas todos à uma. Reuniões, acordos, palmadinhas nas costas, apertos de mão e tudo continua na mesma. Mas apareceu agora uma ideia bizarra que não podia deixar de ter saído da mente dos luminares da ONU. Temos de reduzir a população mundial, em muitos milhões, porque senão em 2050 o planeta morre. Simples e eficaz – facilita-se o aborto para haver menos crianças; implanta-se a eutanásia para haver menos idosos; pratica-se a esterilização das mulheres e tudo se resolve. Vêem como por “boas causas” se praticam crimes? É que aqui funciona o “não olhes aos meios, para conseguir os fins”.   Maria Fernanda Barroca

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Radar nas Caldas

A PSP informou que vai efetuar operações de controlo de velocidade com radar instalado nas Caldas da Rainha no dia 16 de janeiro.

radares

Shuttle Time em badminton

O MVD, das Caldas da Rainha, vai realizar o 1º Shuttle Time no Centro de Alto Rendimento de Badminton em Caldas da Rainha, no dia 18 de janeiro, das 09h30 às 14h00, em parceria com a Federação Portuguesa de Badminton e a Associação de Badminton do Distrito de Leiria.

Ténis de mesa do Sporting das Caldas em campeonatos

Os jogadores seniores/veteranos do Sporting das Caldas de ténis de mesa continuam esta época 2024/25 a participar nos campeonatos da Federação Challenge (3º escalão) e no Circuito Nacional de Veteranos.

mesa