A deliberação do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em Estrasburgo, sobre a presença dos crucifixos nas salas de aula afirmando que é “uma violação do direito dos pais de educarem os seus filhos de acordo com as suas convicções” e “uma violação da liberdade religiosa dos estudantes”, criou grande desalento político, cultural-religioso. A remoção dos crucifixos das salas de aula fez-se em nome da laicidade do Estado Italiano. O conceito de laicidade significa que todos somos leigos, excepto os homens consagrados e, portanto, a indevida e abusada adopção desta terminologia é já um ponto de partida mal-entendido. A Europa “adoptou” o crucifixo como um símbolo religioso e sociocultural ao longo dos séculos com a divulgação do Evangelho na Europa Ocidental. Esta é a história em que se fundaram as raízes cristãs da Europa. Mas agora esta nova ditadura silenciosa e apóstata, quer impor uma ideologia relativista baseada em princípios de neo-materialismo histórico e neutralizando uma revolução histórica e de salvação, como a vinda de Cristo ao mundo. No entanto, é inédito o acordo entre as diferentes correntes políticas na Itália em rejeitar firmemente esta decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, reconhecendo o crucifixo como um património histórico do povo italiano. Realmente, a Instituição Italiana do Acordo de 18 Fevereiro 1984, no artigo 9º da nova Concordata, ao § 2 afirma que “A República Italiana, reconhecendo o valor da cultura religiosa, e tendo em conta os princípios do catolicismo fazem parte do património histórico do povo italiano…”. A erradicação da Cruz é para os não-cristãos uma forma de abolir um símbolo histórico e para os cristãos a renuncia à sua fé. Numa Europa materialista que está a perder o sentido da fé, o homem ao exercitar o seu poder com os bens materiais para obter mais felicidade acaba por ser apenas vítima do seu próprio egoísmo. Gianni Corso
A Europa abandona os crucifixos
Últimas
Artigos Relacionados
Atividade desportiva na Escola de Sargentos
Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).
Solistas da Metropolitana no Museu de José Malhoa
Solistas da Metropolitana atuam no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no dia 31 de janeiro, às 19h00, no âmbito do programa “CCC Fora de Portas”.
Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação
A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.
0 Comentários