São centenas de luzes, de laços, de peças do presépio, são motores que fazem mexer o soldado no castelo construído por César Lino, é outro motor que faz mexer a água da azenha e ainda recria o movimento do vento que roda a vela do moinho. É um autêntico encanto, aquele que se vive no número 33 da Rua Dr. Manuel Pedrosa, em Atouguia da Baleia, Peniche. É uma verdadeira Casa Natal a residência de Anabela Godinho e César Lino, que desde o dia 1 de Dezembro enfeitam a casa para todas as pessoas da localidade, mas também de Peniche e de outras cidades, que vão ver e admirar o cuidadoso trabalho, que demorou cerca de quinze dias a preparar. A mostra é também visitada por alunos de algumas escolas Dentro da habitação podem ser vistas mais decorações, à entrada de cada divisão, como na sala, na cozinha, na casa de banho, nos quartos, na sala de jantar, na sala de estar e na churrasqueira. “As figuras do presépio têm mais de cinquenta anos. Fui comprando à medida que ia juntando dinheiro. O meu marido fez uma réplica da igreja de Atouguia, o castelo, a azenha, o soldado a andar, o rancho a dançar e o moinho. Fazer um presépio animado é um gosto muito antigo”, explicou, confessando que ganhou mais gosto por estas decorações depois de ter estado emigrada no Canadá, onde se vive mais este tipo de efeitos. “Fazemos mais esta decoração por causa das crianças. Todos os anos vêm aqui escolas e jardins-de-infância. Depois no dia de Natal está aqui a família e é sempre uma festa muito grande, com os meus netos e com os vizinhos. Eu adoro o Natal”, referiu Anabela Godinho. Carlos Barroso
Presépio animado na Atouguia da Baleia
![16561-c0b4dfad-f273-4f43-b3be-5cb1ec20db72-casanatal-1](https://jornaldascaldas.pt/wp-content/uploads/2009/12/16561-c0b4dfad-f273-4f43-b3be-5cb1ec20db72-casanatal-1.jpg)
Últimas
Artigos Relacionados
Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste com dúvidas sobre fim das obras
A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) tem dúvidas sobre quando terminarão as obras de modernização e eletrificação da Linha do Oeste, desconfiando do anúncio da Infraestruturas de Portugal, dona da obra, que indicou o segundo semestre deste ano como data de conclusão, informação “confirmada pelo Gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas, em reunião realizada com a CPDLO em 9 de janeiro”.
Oficina de banda desenhada sobre desabafos
A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha vai receber, na tarde de 25 de janeiro, uma oficina de banda de desenhada com o tema “Um espaço para desabafar”.
Maria da Conceição Pereira continua como provedora da Misericórdia das Caldas
Maria da Conceição Pereira foi reconduzida na provedoria da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (SCMCR). A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais para o quadriénio 2025-2028 teve lugar a 11 de janeiro, ao qual se seguiu um jantar de comemoração do Dia dos Reis com todos os colaboradores
0 Comentários