Novo clube de Pentatlo Moderno nas Caldas Nasceu na passada sexta-feira um novo clube nas Caldas, dedicado à modalidade do pentatlo moderno, que é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipas, compondo-se em cinco modalidades diferentes como o hipismo, esgrima, natação, tiro e corrida. Pedro Rezendes é o presidente deste novo clube e mentor desta iniciativa, depois de ter passado, como treinador, por diversas colectividades, como os Pimpões e os Bombeiros. Agora chegou a altura de criar um clube, porque a modalidade assim o exige. “Depois de dez anos de modalidade, cheguei à conclusão que devido à especificidade da modalidade, que tem de ser um projecto de raiz. Em condições normais estar agregada a projectos que englobam outras modalidades não funciona. Já passei pelas experiências nos Pimpões e nos Bombeiros. Com isto fizemos um projecto de raiz e dedicado exclusivamente ao pentatlo”, explicou. Pedro Rezendes agradece o empenho dos pais que fazem parte dos corpos sociais do “Empenho e Carisma Clube Pentatlo Moderno”. A sede neste momento é a residência do presidente e o novo clube conta com 24 inscritos e oitenta associados. As modalidades são praticadas nas Piscinas Municipais, no Complexo Municipal, na Escola de Sargentos do Exercito e no Centro Equestre Luís Real, em Alfeizerão. “O clube é das Caldas, mas temos uma atleta de Lisboa e estamos abertos a todos os praticantes da modalidade que estejam nas Caldas, sejam novos ou velhos. Não faz parte dos nossos planos pedir uma sede para já porque acarreta encargos e nesta fase não temos muita disponibilidade. Em termos de transporte, a Junta de Freguesia de Nossa do Pópulo disponibilizou-se a ajudar”. Pedro Rezendes, questionado sobre a sua saída do núcleo dos bombeiros de pentatlo moderno, preferiu referir que saiu deste projecto como saiu do projecto dos Pimpões. Certo é que os praticantes que estavam nestes locais têm vindo a sair e a seguirem os seus treinadores. “O Pentatlo trabalha e flui independente. Num clube com outras raízes e outras modalidades o Pentatlo não funciona porque as pessoas se calhar não querem que funcione, mas neste momento existem três projectos, com o nosso, puros da modalidade. Os outros dois são em Mafra e o Pentajovem em Lisboa”. A ambição não passa pelos resultados, apesar dos títulos nacionais e internacionais enquanto treinador. Refere Pedro Rezendes que quer apenas “ter praticantes que experimentem” a rainha e mais completa modalidade olímpica, pela variedade de desportos. O Pentatlo Moderno é praticado segundo categorias de acordo com a idade dos atletas. Como é um desporto que exige do atleta uma excelente preparação física e técnica, torna o atleta um dos mais completos. O clube das Caldas tem actualmente praticantes desde os seis até aos 21 anos. Carlos Barroso
“Empenho & Carisma”
![16712-a4371170-0d88-4f31-8c20-25aacbc35708-pentatlo-1](https://jornaldascaldas.pt/wp-content/uploads/2009/12/16712-a4371170-0d88-4f31-8c20-25aacbc35708-pentatlo-1.jpg)
Últimas
Artigos Relacionados
Primeiro mês do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” reduziu 2.282 atendimentos nas urgências do Oeste
As urgências gerais e pediátricas dos Hospitais das Caldas da Rainha e Torres Vedras e básica do Hospital de Peniche registaram uma diminuição de 2.282 atendimentos no primeiro mês de implementação do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", quando comparado ao mesmo período do ano anterior, revelou a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).
Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano
O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.
Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”
O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.
0 Comentários