Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
15° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C

Caldas acolheu Congresso Nacional do Instituto das Drogas e da Toxicodependência

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, encerrou o Congresso Nacional do Instituto das Drogas e da Toxicodependência (IDT), que reuniu mais de 500 pessoas a 28 e 29 de Maio no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Com o tema “Intervenção em Dependências… Rumo à Qualidade Total”, o congresso teve […]
Caldas acolheu Congresso Nacional do Instituto das Drogas e da Toxicodependência

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, encerrou o Congresso Nacional do Instituto das Drogas e da Toxicodependência (IDT), que reuniu mais de 500 pessoas a 28 e 29 de Maio no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Com o tema “Intervenção em Dependências… Rumo à Qualidade Total”, o congresso teve um cariz muito técnico, com as centenas de participantes a dividirem-se por uma série de workshops que se realizaram ao longo dos dois dias. O objectivo era a aproximação entre os profissionais de saúde das diversas áreas de acção, propiciando uma enriquecedora troca de experiências e o conhecimento dos novos rumos da intervenção nacional em matéria de condutas aditivas. O Secretário de Estado da Saúde fez questão de dizer aos técnicos presentes que “há muitas razões para que o país se sinta orgulhoso de vós pelo trabalho que têm feito no IDT”. O instituto trata regularmente mais de 35 mil portugueses toxicodependentes, dos quais mais de metade fazem terapia de substituição e, por sua vez, destes, metade têm uma actividade profissional. Nove anos depois da descriminalização do consumo de drogas, Manuel Pizarro acha que é uma boa altura para se fazer um balanço. Na opinião do governante, esse é balanço é claramente positivo face aos números conhecidos, apesar de todos os receios manifestados quando a lei foi aprovada. “Todos os estudos, de âmbito nacional e internacional, revelam que existe uma redução da incidência de consumo de todas as drogas entre os mais jovens”, destacou. Para o Secretário de Estado, Portugal é um bom exemplo, apesar de ainda não ter sido imitado nesta lei por nenhum país europeu até à data. Manuel Pizarro respondeu ainda a um pedido de João Goulão, presidente do IDT, sobre a necessidade de recrutamento de mais pessoal, dizendo que o Governo estará atento a essa matéria. O presidente da Câmara das Caldas, Fernando Costa, destacou o facto do congresso ter trazido à cidade várias centenas de pessoas e elogiou o trabalho dos técnicos do IDT para a sociedade portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fados no Valado de Santa Quitéria

No passado sábado, o snack bar da Associação Recreativa Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria, sob a gerência de Rogério Camacho, levou a efeito uma noite de fados com João Plácido, Natália Neves, Sandra Caetano, José Neves e Manuel Neves.

valado

“A Revolução do 25 de Abril” no Café Central

O livro “A Revolução do 25 de Abril”, ensaio histórico de Medeiros Ferreira, é apresentado no próximo sábado, às 15h00, no Café Central, nas Caldas da Rainha, por Luís Nuno Rodrigues (ISCTE-IUL), Manuel Martins (NOVA FCSH) e o editor João Pedro Ruivo.