Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Dia Mundial da Criança

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Celebra-se no dia 1 de Junho, mais um Dia Mundial Da Criança. Para comemorar a efeméride, uso estas linhas que se seguem. Quando somos confrontados, quase diariamente com a notícia de maus-tratos infligidos a crianças pelos próprios pais ou familiares mais próximos; quando a televisão gasta tempo de antena a rodos para informar (ou confundir?) […]

Celebra-se no dia 1 de Junho, mais um Dia Mundial Da Criança. Para comemorar a efeméride, uso estas linhas que se seguem. Quando somos confrontados, quase diariamente com a notícia de maus-tratos infligidos a crianças pelos próprios pais ou familiares mais próximos; quando a televisão gasta tempo de antena a rodos para informar (ou confundir?) os ouvintes com julgamentos que envolvem ou envolveram sevícias praticadas sobre crianças; quando elas são postergadas pelos nossos governantes, que em nome de uma política economicista, são capazes de fechar escolas, obrigando crianças pequenas a fazer madrugadas e a chegar tarde a casa sem tempo para brincar ou descansar; quando os hospitais pediátricos se contam pelos dedos e ainda sobram dedos e nos Centros de Saúde nem sempre se encontra um pediatra; quando o apoio às crianças com qualquer problema é praticamente nulo e só conseguem vencer as que têm meios económicos suficientes, etc., etc., etc., é bom que alguém levante a voz em sua defesa. Penso neste momento em duas situações concretas que não podem nem devem ser ocultadas, nem esquecidas: o caso da menina que com 17 meses foi entregue, pelo Tribunal, a uma família de acolhimento, porque a mãe não tinha condições para a criar e que agora, com seis anos, o mesmo Tribunal tira-a à família que a ama e lhe deu o seu melhor, para a entregar à mãe, que pensa levá-la para a Rússia. A criança, já crescidinha recusa tal situação, mas a dureza das Leis ou a falta de senso comum de quem as aplica, parece não lhe dar ouvidos; o outro caso é o da “Esmeralda”. Anda a criança de “Herodes para Pilatos”, com grave prejuízo do seu equilíbrio emocional e parece não haver consenso à vista. Eu penso, e a sabedoria popular que diz: “dar à luz é dor; criar é Amor”, parece dar-me razão; a “Esmeralda” devia ficar definitivamente com quem a criou e não com uns progenitores que só exigem a sua guarda. A menina não é um objecto, é uma pessoa! Não é de agora, mas de sempre, que para nas primeiras comunidades cristãs, as crianças órfãs ou com qualquer deficiência ou vítimas de maus-tratos, foram objecto de desvelos. Os seus direitos foram defendidos e a Igreja esteve ao lado das Famílias sobretudo nos momentos mais dramáticos. A Família tem um lugar essencial no desenvolvimento das crianças e, lamentavelmente, em certas situações vê-se na necessidade de passar o seu papel para instituições que embora excelentes, não são a Família. São, a meu ver, um mal menor. Maria Fernanda Barroca

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alvorninha em festa

Alvorninha vai estar em festa no dia 1 de julho, com uma noite animada por Nelson Lords & Nuno Alexandre, Némanus e DJ Telmo Ferreira.

alvorninha

Sardinhada nos Mosteiros

A povoação de Mosteiros, na freguesia de Vidais, festeja o São Pedro com uma sardinhada, no dia 29 de junho, pelas 20h00.

mosteiros

Dia Nacional do Mini Basquetebol no Nadadouro

O basquetebol do Sporting Clube das Caldas organizou os festejos do Dia Nacional do Mini Basquetebol, no dia 10 de junho, com a colaboração da Associação Cultural e Recreativa do Nadadouro, em cujas instalações desportivas decorreram atividades.

basquetebol