Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Artigo 02

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Centenário da Implantação da República (1910-2010) Numária O Papel-moeda 1910 – 2010 Por: Luís Manuel Tudella Cinquenta centavos O Banco de Portugal, determinou que para fazer face à circulação das suas notas e satisfazer as necessidades comerciais, emitir notas de 50 Centavos, Prata, para circularem em conjunto com as de 500 Reis, Prata. Esta emissão […]

Centenário da Implantação da República (1910-2010) Numária O Papel-moeda 1910 – 2010 Por: Luís Manuel Tudella Cinquenta centavos O Banco de Portugal, determinou que para fazer face à circulação das suas notas e satisfazer as necessidades comerciais, emitir notas de 50 Centavos, Prata, para circularem em conjunto com as de 500 Reis, Prata. Esta emissão vem colmatar a falta de moeda metálica, que durante a 1ª. Guerra Mundial, se fez sentir, pois este conflito foi um absorvente de todo o género de metais para a fabricação de material de guerra. Na face A, apresenta-nos uma figura simbolizando a Navegação. O fundo é constituído por linhas ondulantes paralelas de 2 cores, um ponteado na zona da marca de água, também bicolor, e um ornato central policromo. No verso apresenta-nos uma figura simbólica da Justiça, e um grande ornato de guilhoché em linha branca estampados a preto. O fundo do verso, impresso tipograficamente em íris laranja e verde, tem o espaço ocupado pela marca de água. Como podemos depreender, apesar de se tratar de uma nota de pequeno valor, está patenteado um esmerado estudo e apuro técnico. Trabalhado executado pela casa Bradbury, Wilkinson & Cº. Ltd., de Londres. Papel fabricado por Pierrigot-Masure, Papeteries d’ Arches (Vosges). Dimensão da nota 121 x 75 mm. Emissão de 51 640 000 notas com as datas de 5 de Julho de 1918 e 25 de Junho de 1920. A primeira emissão foi a 24 de Dezembro de 1918, e a última emissão a 24 de Janeiro de 1929. Foi retirada de circulação em 5 de Fevereiro de 1930. A título de curiosidade esta nota de $50 seria equivalente à moeda de hoje, a _ de cêntimo de euro. Obra consultada – “O Papel – Moeda em Portugal” do Banco de Portugal. Óbidos – 22 de Abril de 2009.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ministra da Modernização veio acompanhar criação de região inteligente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste recebeu na sua sede, nas Caldas da Rainha, no passado dia 20, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes. No centro das atenções esteve o Projeto Oeste Smart Region, num encontro que assinala mais um passo na jornada da região Oeste rumo à transição digital.

ministra

Licenciatura de biotecnologia em Peniche sem desemprego

O curso de licenciatura de biotecnologia, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche está entre os 45 cursos superiores em Portugal com uma taxa de desemprego de zero por cento, segundo dados divulgados pelo Portal InfoCursos, do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), sendo a única formação em biotecnologia na lista.