Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 23° C

Ministra da Educação quer uma visita anual aos museus

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ministra da Educação quer que cada aluno visite pelo menos um museu diferente por ano ao longo da escolaridade básica. “É um objectivo muito importante, porque para muitos alunos o acesso a estes espaços passa pela escola”, declarou na passada segunda-feira – Dia Internacional dos Museus – Maria de Lurdes Rodrigues, no Museu de […]
Ministra da Educação quer uma visita anual aos museus

A ministra da Educação quer que cada aluno visite pelo menos um museu diferente por ano ao longo da escolaridade básica. “É um objectivo muito importante, porque para muitos alunos o acesso a estes espaços passa pela escola”, declarou na passada segunda-feira – Dia Internacional dos Museus – Maria de Lurdes Rodrigues, no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de prémios do concurso escolar “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…”. Este concurso, uma iniciativa promovida conjuntamente pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, e pelos institutos dos Museus e da Conservação e de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, ambos do Ministério da Cultura, tem por objectivo estimular o conhecimento dos museus, dos palácios e dos monumentos que aderiram a esta iniciativa, através da promoção de projectos comuns com as escolas e consequente sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural português. É precisamente o objectivo de levar os estudantes aos museus que a ministra quer aprofundar. “Tão importante do que ter professores nos museus a apoiar os serviços educativos, é ter um programa que leve os alunos aos museus e espaços patrimoniais”, afirmou, revelando a intenção de que “um aluno tenha oportunidade de visitar pelo menos nove museus ao longo do seu percurso na escolaridade básica”. Para a governante, será “um momento que os alunos não esquecerão, porque as visitas de estudo organizadas pelas escolas são experiências que os alunos demoram mais a esquecer, guardam na sua memória como uma mais-valia no seu percurso escolar”. Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou a importância de “alargar o espaço da sala de aula e poder ter processos de ensino e aprendizagem em espaços diferentes dos tradicionais”. “Podem ser dadas num museu aulas de matemática, de história, de português ou de inglês. Qualquer disciplina pode aproveitar estes espaços”, referiu. Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (foto)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Condutor de motociclo morre em colisão com trator

Um homem de 63 anos morreu após a colisão entre o motociclo que conduzia e um trator na EN8, no cruzamento para o Casal Pardo, na freguesia de Alfeizerão, nesta sexta-feira, pelas 19h35.

estrada 1