A ministra da Educação quer que cada aluno visite pelo menos um museu diferente por ano ao longo da escolaridade básica. “É um objectivo muito importante, porque para muitos alunos o acesso a estes espaços passa pela escola”, declarou na passada segunda-feira – Dia Internacional dos Museus – Maria de Lurdes Rodrigues, no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de prémios do concurso escolar “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…”. Este concurso, uma iniciativa promovida conjuntamente pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, e pelos institutos dos Museus e da Conservação e de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, ambos do Ministério da Cultura, tem por objectivo estimular o conhecimento dos museus, dos palácios e dos monumentos que aderiram a esta iniciativa, através da promoção de projectos comuns com as escolas e consequente sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural português. É precisamente o objectivo de levar os estudantes aos museus que a ministra quer aprofundar. “Tão importante do que ter professores nos museus a apoiar os serviços educativos, é ter um programa que leve os alunos aos museus e espaços patrimoniais”, afirmou, revelando a intenção de que “um aluno tenha oportunidade de visitar pelo menos nove museus ao longo do seu percurso na escolaridade básica”. Para a governante, será “um momento que os alunos não esquecerão, porque as visitas de estudo organizadas pelas escolas são experiências que os alunos demoram mais a esquecer, guardam na sua memória como uma mais-valia no seu percurso escolar”. Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou a importância de “alargar o espaço da sala de aula e poder ter processos de ensino e aprendizagem em espaços diferentes dos tradicionais”. “Podem ser dadas num museu aulas de matemática, de história, de português ou de inglês. Qualquer disciplina pode aproveitar estes espaços”, referiu. Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (foto)
Ministra da Educação quer uma visita anual aos museus
20 de Maio, 2009
A ministra da Educação quer que cada aluno visite pelo menos um museu diferente por ano ao longo da escolaridade básica. “É um objectivo muito importante, porque para muitos alunos o acesso a estes espaços passa pela escola”, declarou na passada segunda-feira – Dia Internacional dos Museus – Maria de Lurdes Rodrigues, no Museu de […]

Ministra da Educação quer uma visita anual aos museus
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Bohío Creative recebe exposição coletiva internacional
A galeria de arte Bohío Creative vai ter patente, de 3 de maio a 21 de junho, uma exposição coletiva internacional que reúne artistas dos Estados Unidos, Portugal, Ucrânia, Alemanha e Holanda.
Memória de Peixe de Miguel Nicolau lança terceiro disco
O projeto musical alternativo criado pelo caldense Miguel Nicolau, Memória de Peixe, lançou recentemente o seu terceiro álbum, que marca um novo capítulo no percurso da banda.
Aumento da procura do TOMA justificou aposta em autocarros midi
Os quatro autocarros de tamanho médio (midi) que a linha de transportes urbanos TOMA passou a ter ao serviço foram comprados em segunda mão pela Rodoviária do Oeste (RDO), que presta o serviço à Câmara das Caldas da Rainha, para aumentar a sua lotação máxima, mas as opiniões dividem-se quanto a esta opção.
0 Comentários