“Não há nada na nossa inteligência que não tenha passado pelos sentidos” Aristóteles Hoje em dia, começa a ser notório que as pessoas passam menos tempo a ver televisão, a ler revistas e a ouvir rádio. Apesar das organizações começarem a estar conscientes desta realidade, talvez por receio de arriscar, continuam a definir as suas estratégias de comunicação através de métodos tradicionais, que “apenas” estimulam a visão e a audição. Fará isto algum sentido? Algumas das grandes marcas já chegaram à conclusão que aumentar a comunicação, num mundo já saturado de informação, não as levará a lado algum. É preciso que as marcas comecem a ter uma nova visão na sua forma de comunicar. Assim, a mensagem deverá ser baseada numa verdadeira experiência sensorial capaz de estimular os outros três sentidos, normalmente, negligenciados: paladar, olfacto e tacto. Chegou o momento das marcas deixarem a comunicação bidimensional e estabelecerem estratégias mais completas que procurem, através de uma conjugação perfeita dos cinco sentidos, ir de encontro ao factor emocional do consumidor. Como todos sabemos, até agora, a visão foi o sentido mais explorado pelo marketing. Claro que cores chamativas, belas montras, modelos perfeitas, o brilho da carroçaria de um novo carro… ainda vendem!… Mas Martin Lindstrom, na sua obra Brand Sense, apresenta um teste muito simples que comprova bem as armadilhas da visão. Tingiu-se uma bebida com sabor a limão com diferentes graus de intensidade. Depois, solicitou-se a uma centena de pessoas que indicassem qual delas era a mais doce depois de uma prova de sabor. A maioria fez a escolha errada, já que considerava que, quanto maior fosse a intensidade da cor, mais doce era a bebida. Na verdade, o que acontecia era precisamente o contrário. Outra das velhas preocupações do marketing passa pela criação de uma identidade auditiva. Já alguma vez pensou quantas marcas são capazes de ser reconhecidas apenas pela música?!?… Talvez a Optimus?!?… Na verdade, o som pode ser identificativo de uma marca e as empresas devem preocupar-se em transmiti-lo no site, no sistema de espera telefónica, nos eventos da marca, etc., pois só assim a retenção auditiva se intensifica. Quantas vezes optou por beber a bica num café só pelo bombom ou pela bolacha de oferta? Oferecer doces, chocolates ou outro tipo de iguarias pode ajudar no momento da conquista. Outro dos sentidos a ser estimulado, talvez porque a percepção dos cheiros sempre desempenhou um papel fundamental, é o olfacto. O marketing aromático já nos provou que as acções que estimulam este sentido têm resultados. Talvez agora perceba a importância do cheiro de um carro novo, do aroma a pipocas nas salas de cinema, do cheiro do pão quente nos hipermercados… A definição de uma correcta estratégia olfactiva, dita, muitas vezes, o sucesso ou não das vendas. Quanto ao tacto, de olhos vendados, quantos produtos seria capaz de identificar?!?… As garrafas de Coca-cola e da Absolut vodka?!?… Uma embalagem do perfume Chanel nº 5?!?… Um chocolate da Toblerone?!?… Estudos científicos comprovam que a fidelização aumenta cerca de 30%, quando mais do que um sentido é envolvido na comunicação, e atinge os 70%, quando três são integrados na comunicação das marcas. Talvez com estes resultados faça sentido pensar nisto, não?!?…
Estratégias com sentido

Últimas
Artigos Relacionados
Graciano Dias reeleito presidente da Distrital do CDS-PP
Graciano Dias voltou a merecer a confiança dos militantes e foi reeleito no passado dia 25 presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP.
‘O Diário de Hodgkin’ apresentado na Biblioteca
A Biblioteca Municipal do Cadaval recebeu no passado dia 8 a apresentação do livro "O Diário de Hodgkin", de Rute Silva. A obra retrata a batalha da autora contra o Linfoma de Hodgkin, um cancro do sistema linfático que enfrentou por duas vezes.
Filme sobre Caldas da Rainha nos voos de longo curso da TAP
A partir de abril, os passageiros que viajem de e para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) terão à sua disposição uma escolha dos melhores filmes nacionais, selecionados entre os premiados do Festival Art&Tur, e entre os quais está "Caldas da Rainha Magnifica". Foi assim escolhido para constar da lista de filmes a integrar os voos de longo curso da TAP.
0 Comentários