Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
16° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Ministra da Educação visitou associção da Benedita

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Maria de Lurdes Rodrigues considera que os Centros novas Oportunidades (CNO) “têm trabalho para uma década”. Declarações proferidas durante a visita à associação Barafunda, na Benedita, no dia 28 de Março, onde foi recebida pela presidente da associação, Isabel Rufino, e pelos técnicos dos vários projectos desenvolvidos pela instituição, designadamente do CNO e do “Percursos […]
Ministra da Educação visitou associção da Benedita

Maria de Lurdes Rodrigues considera que os Centros novas Oportunidades (CNO) “têm trabalho para uma década”. Declarações proferidas durante a visita à associação Barafunda, na Benedita, no dia 28 de Março, onde foi recebida pela presidente da associação, Isabel Rufino, e pelos técnicos dos vários projectos desenvolvidos pela instituição, designadamente do CNO e do “Percursos Alternativos” (Programa Escolhas), ambos apoiados pelo ministério da Educação. Durante a visita, que durou cerca de uma hora, a ministra de Educação referiu que “o País desenvolveu-se com uma geração que não foi à escola”. Portugal é um dos países com piores índices de qualificação escolar da Europa. Mais de 60% da população adulta portuguesa não possui escolarização acima do 2º ciclo do ensino básico e cerca de 3.5 milhões de activos não terminaram o ensino secundário, de entre os quais quase 500 mil jovens entre os 18 e os 24 anos (45% do total), sendo que mais de 250 mil não chegaram sequer a concluir o 9º ano. Números que, segundo Maria de Lurdes Rodrigues, conferem “vocação de serviço público” aos CNO, que, ainda no entender da ministra, respondem a uma “necessidade calada” da população portuguesa. O CNO da Barafunda já certificou 577 adultos com o 9º ano e 62 ao nível secundário, contabilizando actualmente 518 e 398 na fase de reconhecimento de competências, respectivamente naqueles níveis de ensino. Com forte componente de itinerância, o CNO da Barafunda trabalha actualmente em mais de 25 locais dispersos por todo o concelho de Alcobaça, recorrendo a parcerias informais estabelecidas com várias associações. Respondendo a uma inquietação de Isabel Rufino no que concerne ao financiamento dos CNO no período pós QREN, Maria de Lurdes Rodrigues defendeu a necessidade de estabilidade, afirmando que as respostas a “necessidades estruturais” não podem ficar “dependentes de fundos comunitários”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.