Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
16° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Preservação do património motivou conversa no CCC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No “À Conversa com Pedro Ribeiro”, a 18 de Março no CCC das Caldas da Rainha, o engenheiro convidado lamentou que se tenham perdido alguns ícones caldenses, alguns dos quais já não chegou a conhecer quando se mudou para a cidade. Essa descaracterização ficou patente num pequeno filme da autoria de Pedro Bernardo apresentado no […]
Preservação do património motivou conversa no CCC

No “À Conversa com Pedro Ribeiro”, a 18 de Março no CCC das Caldas da Rainha, o engenheiro convidado lamentou que se tenham perdido alguns ícones caldenses, alguns dos quais já não chegou a conhecer quando se mudou para a cidade. Essa descaracterização ficou patente num pequeno filme da autoria de Pedro Bernardo apresentado no início desta sessão, no qual aparecem uma série de fotografias edifícios e ruas da cidade. “É um filme que perturba, porque andamos pelas ruas e por vezes nem nos apercebemos do caos que se vive”, referiu o engenheiro. No entanto, Pedro Ribeiro quis fazer uma apresentação pela positiva, falando daquilo que se pode fazer no futuro. Até porque, salientou, é algo que não acontece só nas Caldas, mas em todo o mundo. Enquanto “filho adoptivo” das Caldas da Rainha, o engenheiro tem-se entusiasmado cada vez mais com esta cidade, até pelo que tem descoberto através de conversas com outros caldenses. “É uma cidade que tem algo que é diferente”, considera. A comunicação baseou-se numa apresentação fez em Alcobaça num encontro sobre património e a engenharia, mas que adaptou para o CCC e para as Caldas da Rainha. Pedro Ribeiro pretendeu desmitificar a ideia de que os edifícios antigos são “um amontoado de pedras que se estão a desfazer”. Por isso, muitas vezes os seus proprietários esperam anos e anos que um prédio caia para poder construir algo de novo. Mas na verdade, a recuperação pode ser um melhor negócio (utilizando os mesmos materiais, como a madeira, por exemplo) e dar azo ao orgulho de se poder ter uma casa centenária, beneficiando também o tecido urbano, defendeu. Até a um passado recente, só se valorizava a preservação dos monumentos enquanto património, mas já existe uma sensibilidade diferente para com outros edifícios, como os de habitação. “Mas o que interessa é preservar o que está. Não é deitar abaixo e reconstruir”, salientou. Esta foi a primeira comunicação co-organizada pela associação PH – Património Histórico e o CCC, no âmbito da iniciativa “À Conversa com…”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.