Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 28° C
19° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 29° C
20° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 32° C
  • Sunday 32° C

Óbidos recebeu reunião de ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidiu no passado dia 19, em Óbidos, solicitar à Organização Internacional do Trabalho (OIT) estudos mais profundos sobre a economia não legalizada nos países africanos para a integrar nos sistemas de protecção social. Dados revelados apontam que a economia não legalizada representava, em 2003, 45 por cento […]
Óbidos recebeu reunião de ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidiu no passado dia 19, em Óbidos, solicitar à Organização Internacional do Trabalho (OIT) estudos mais profundos sobre a economia não legalizada nos países africanos para a integrar nos sistemas de protecção social. Dados revelados apontam que a economia não legalizada representava, em 2003, 45 por cento do produto interno bruto de Angola, 42,3 por cento do Brasil e 42,4 por cento de Moçambique. “Reconhecemos a necessidade de aprofundar, rever e actualizar estudos sobre a economia informal nos países africanos de expressão portuguesa e vamos solicitar à OIT que aprofunde e que ajude nesse trabalho”, afirmou no final da reunião o ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva. Esta foi a nona reunião de ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP, cuja presidência deixa de ser portuguesa e passa a ser brasileira, sendo os estudos coordenados por um grupo de trabalho criado neste encontro em Óbidos. “Aprovámos o regimento para o próximo ciclo desta conferência e aprovámos a «Declaração de Óbidos» sobre a nossa área de actividade. A próxima reunião será realizada no Brasil”, revelou o governante. Neste encontro de Óbidos, a CPCL estabeleceu também como prioridades “a importância do reforço da cooperação bilateral nas áreas do emprego e da qualificação e reforço da intervenção dos poderes públicos tendo em atenção os problemas da coesão social e da exclusão social que são um risco associado a esta crise”. Em cima da mesa, ficou também a necessidade de intensificar as relações bilaterais que possam conduzir à assinatura de um acordo multilateral. Vieira da Silva explicou que este acordo permitirá no futuro que “um trabalhador possa somar toda a sua carreira contributiva em qualquer um destes países” para efeitos de reforma. Da parte da futura presidência, o ministro da providência social brasileira, Carlos Gabas disse que os pequenos comerciantes e pequenos empresários, cerca de dez milhões no Brasil, “estão prestes a legalizar a sua actividade, o que vai ajudar no combate às actividades ilegais”. Levados a comentar a escolha de Óbidos para esta reunião, ambos os governantes ficaram muito entusiasmados com a vila medieval. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.