Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 27° C
18° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 31° C

Proposta para criar distrito Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na sequência da proposta de reflexão apresentada na última sessão da Assembleia Intermunicipal da OESTE-CIM, Marco Claudino, presidente da JSD Área-Oeste, apresenta na noite desta quarta-feira uma proposta para criar o distrito “Oeste”, que será objecto de discussão e votação na sessão desta Assembleia, a ter lugar nas Caldas da Rainha. Segundo Marco Claudino, o […]
Proposta para criar distrito Oeste

Na sequência da proposta de reflexão apresentada na última sessão da Assembleia Intermunicipal da OESTE-CIM, Marco Claudino, presidente da JSD Área-Oeste, apresenta na noite desta quarta-feira uma proposta para criar o distrito “Oeste”, que será objecto de discussão e votação na sessão desta Assembleia, a ter lugar nas Caldas da Rainha. Segundo Marco Claudino, o Oeste “assume-se como uma região una, apresentando uma história e natureza comuns, com vivências e tradições que se entrecruzam nos tempos, composta por municípios ligados por estreitos laços culturais construídos no viver e sentimento das suas populações”. Para o presidente da JSD Área-Oeste, os municípios da NUT III – Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Torres Vedras, Cadaval, Lourinhã (actualmente integrados no distrito de Lisboa), Bombarral, Óbidos, Peniche, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré (pertencentes ao distrito de Leiria) – “deverão constituir-se numa só unidade, não já somente de tradições e vontades, mas de plenitude também ao nível administrativo, consubstanciando-se na criação de uma circunscrição própria”. “Na verdade, a ausência de uma circunscrição administrativa própria, tem originado desfasamentos e sobreposições, designadamente ao nível da divisão de instituições e entidades, associações e partidos, impedindo a afirmação do “Oeste” como marca de referência a nível nacional”, refere. Marco Claudino vai apelar à Assembleia da OESTE-CIM para recomendar ao Governo e aos partidos com assento parlamentar a alteração da Lei de 25 de Abril de 1835, que criou os Distritos, por forma a contemplar a criação do distrito do Oeste. O político defende também que “antes, em simultâneo ou após a criação do distrito, e desde que ainda não tenha sido promovida a regionalização, o Oeste deverá constituir-se como Região Piloto”. Marco Claudino quer promover debates sobre a temática em todos os concelhos abrangidos pela futura circunscrição do Oeste. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1