Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 27° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C

Autarcas do distrito relatam situação da indústria cerâmica a secretário de Estado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O secretário de Estado da Indústria e da Inovação, Castro Guerra, recebeu na semana passada em audiência o Governo Civil de Leiria e alguns responsáveis autárquicos de concelhos em que o sector da cerâmica utilitária e decorativa do distrito de Leiria tem um papel relevante, como Caldas da Rainha. A importância económica, social e histórica […]
Autarcas do distrito relatam situação da indústria cerâmica a secretário de Estado

O secretário de Estado da Indústria e da Inovação, Castro Guerra, recebeu na semana passada em audiência o Governo Civil de Leiria e alguns responsáveis autárquicos de concelhos em que o sector da cerâmica utilitária e decorativa do distrito de Leiria tem um papel relevante, como Caldas da Rainha. A importância económica, social e histórica deste subsector no distrito de Leiria e as dificuldades decorrentes da actual crise económica internacional, justificaram a urgência desta audiência, tendo sido apresentadas pelo secretário de Estado algumas medidas para a minimização das dificuldades económicas das empresas. O membro do Governo sublinhou as alterações recentes verificadas no âmbito do QREN, que irão reforçar os instrumentos de estímulo ao investimento e à criação de emprego, em particular nos domínios da inovação, internacionalização e investigação e desenvolvimento, nomeadamente o aumento das taxas de incentivos às empresas, os ajustamentos das condições de avaliação do equilíbrio financeiro e o estabelecimento de condições mais favoráveis no pagamento por adiantamento dos incentivos aprovados. Para responder directamente a algumas preocupações do sector da cerâmica que tinham a ver com a possibilidade de as empresas com mais de 250 trabalhadores poderem aceder às linhas de crédito, o secretário de Estado informou que esse impedimento já foi revisto. E no que concerne às dificuldades colocadas pelo excesso de cautela das entidades seguradoras de crédito, foi referido também que a Secretaria de Estado já tinha reunido com essas instituições, sensibilizando-as para a necessidade de maior flexibilidade tendo em conta as dificuldades do momento de crise em que vivemos. Ainda relativamente ao acesso ao crédito, Castro Guerra informou ainda que mais de 12 mil empresas já beneficiaram do programa PME Invest III e quando esta estiver esgotada, será lançada o PME Invest IV no valor de dois mil milhões de euros. No âmbito da aprovação de iniciativas destinadas a minorar os efeitos da crise financeira e económica internacional, o secretário de Estado lembrou que o Governo criou o Programa Qualificação-Emprego, o qual prevê medidas de apoio à realização de acções de formação qualificantes para trabalhadores de empresas alvo de reduções momentâneas de produção e que recorram à redução temporária do período normal de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho. O Governo Civil de Leiria reforçou a disponibilidade para, através da Comissão Distrital de Acompanhamento da Situação Económica e Social, intermediar e intensificar a ligação entre o sector empresarial e os serviços desconcentrados do Ministério da Economia e do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, com o objectivo de retirarem o maior benefício das medidas de apoio para minimizar os efeitos da crise.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1