A Câmara Municipal do Cadaval organizou a 4 de Janeiro, em parceria com as paróquias do concelho, o “IV Festival de Canções de Natal”, o qual decorreu, este ano, na Igreja de N. Sra. da Piedade, em Dagorda (Vermelha, Cadaval). O festival incluiu a habitual entrega dos prémios relativos ao “V Concurso de Presépios de Rua”, que este ano distinguiu o presépio elaborado pelo Centro Social e Paroquial de Lamas. O “IV Festival de Canções de Natal” foi aberto a grupos corais, coros de igreja e grupos de cânticos, tendo contado com a participação de seis grupos: Grupo de Alunos da Escola do 1.º Ciclo da Dagorda – “Os Dagordinhos”, Grupo Coral da Igreja da Dagorda, Grupo “ALPHA” (grupo de amigos de diversas paróquias do Concelho), Grupo da Catequese da Paróquia de São Tomé de Lamas, Grupo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Figueiros e Grupo Coral do Cadaval. Dando cumprimento ao regulamento, as canções interpretadas, em português, foram alusivas à quadra natalícia, tendo por base a mensagem cristã. Após o desfile do rol de canções, teve lugar a entrega de prémios referentes ao “V Concurso de Presépios de Rua”, o qual foi aberto a grupos, sem limite etário, de paróquias ou comunidades concelhias. Participaram neste concurso uma dezena de presépios, elaborados pelos grupos seguintes: Junta de Freguesia de Peral, Grupo da Catequese da Sobrena, Grupo de Jovens de Alguber, Associação Cultural e Desportiva da Palhoça, Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Concelho do Cadaval, Grupo “Liturgia” do Cercal, Grupo de Jovens do Cadaval, Centro Social e Paroquial de Lamas, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 601 Vilar e Grupo da Catequese de Figueiros. Durante o período de exposição, o júri passou pelas paróquias e lugares concelhios, para avaliar os presépios a concurso, tendo ele sido constituído por uma representante da Governadora Civil de Lisboa, Susana Catarino, e ainda pelos párocos concelhios Tiago Neto, Dionísio e Francisco Ludovino. O primeiro lugar coube, este ano, ao presépio executado pelo Centro Social e Paroquial de Lamas, seguido pelo Grupo “Liturgia” do Cercal, em segundo, e pela Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Concelho do Cadaval, em terceiro. Os grupos vencedores receberam, cada qual, um pergaminho em marfinite, tendo havido certificados de participação para todos os grupos participantes. A entrega dos prémios foi efectuada pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Cadaval, Eugénia Correia, e pelos membros constituintes do júri. A organização do concurso de presépios coube, tal como o festival de canções, à edilidade cadavalense em parceria com as paróquias concelhias, tendo esta iniciativa anual por objectivo anunciar o nascimento de Jesus Cristo, proporcionar a reflexão sobre o Presépio e o Natal e incentivar o encontro e o convívio de grupos de todas as idades.
Igreja da Dagorda acolheu IV Festival de Canções de Natal

Últimas
Artigos Relacionados
Destacada importância do Golpe das Caldas para o derrube da ditadura fascista
A exibição do documentário “A Conspiração - Golpe das Caldas”, em estreia no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no passado domingo, veio demonstrar mais uma vez a importância desta primeira iniciativa do Movimento dos Capitães para que fosse derrubada a ditadura em Portugal.
Duna de Salir e zona envolvente terão classificação de Monumento Natural Local
O município das Caldas da Rainha concluiu o dossiê para classificação da Duna de Salir e da sua zona envolvente, ao longo da costa até à Foz do Arelho, como Monumento Natural Local, após a realização do levantamento dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais, geológicos e paleontológicos.
Concurso Concelhio de Leitura com quatro vencedoras
Matilde Pereira (1º Ciclo), Joana Colaço (2º Ciclo), Maria de Lima (3º Ciclo) e Beatriz Amorim (Secundário) foram as vencedoras da 2.ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura “Toma Lá Leitura!”, cuja final se realizou a 13 de março, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.
0 Comentários