O sistema Alert vai finalmente começar a funcionar no Hospital das Caldas da Rainha no final do mês de Outubro e o director clínico da unidade pede à população para que seja compreensiva no tempo de espera, já que o sistema irá beneficiar os doentes. “O início da utilização do software na urgência poderá levar a alguns atrasos na observação de alguns doentes que recorrem ao serviço de urgência”, aponta. Manuel Nobre apela por isso para que “os doentes que possam recorrer ao serviço do Centro de Saúde não recorram ao serviço de urgência do hospital porque deste modo estão a sobrecarregar o sistema, como o têm feito habitualmente. Agora será pior porque no sistema Alert os médicos têm carência de conhecimentos básicos para o poder accionar, o que torna mais demorada a introdução dos dados nesta primeira fase”. A demora com o tempo “irá sendo normalizada” e por isso o director clínico reforça que “o centro de saúde está aberto todos os dias, sábados, domingos e feriados, até às oito da noite, e deve ser aí que os utentes devem recorrer”. O sistema Alert – paper free hospital é um novo conceito de atendimento nas urgências hospitalares onde os clínicos e os utentes têm a possibilidade de possuir uma ficha única, onde estão disponibilizados em tempo real, todo o historial clínico de cada um dos doentes e quais os médicos que os atenderam e trataram, assim como qual a medicação que foi administrada. Para o sistema Alert ser colocado em pratica, todos os profissionais de saúde do Centro Hospitalar tiveram de receber formação durante alguns meses. Carlos Barroso
Novo sistema no Hospital das Caldas vai atrasar atendimento
Últimas
Artigos Relacionados
Campanha de Vacinação Antirrábica nas Caldas
Entre 5 de maio e 3 de junho, vai realizar-se a Campanha de Vacinação Antirrábica nas várias freguesias do concelho das Caldas da Rainha.
Exposição GRAVE 4 no CCC
Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.
José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”
O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.
0 Comentários