Os novos órgãos sociais da JSD Área-Oeste querem transformar a região Oeste num distrito. Marco Claudino, o presidente da estrutura política, elege como “bandeira para este mandato” o “Oeste a distrito”. “Actualmente, o Oeste encontra-se dividido em dois distritos: Lisboa e Leiria e, partidariamente, em 3 distritais (Lisboa Área Metropolitana, com Mafra), Lisboa Área-Oeste e Leiria. A natureza da região e as suas especificidades não poderão continuar a coadunar-se com esta divisão administrativa e de estruturas partidárias. Os problemas do Oeste são comuns nos concelhos dos dois Distritos, os anseios são também eles comuns e as soluções são também elas comuns. Não se deve dividir o que é naturalmente uno”, manifesta Marco Claudino. “A nossa luta é colocar na agenda política a possibilidade de o Oeste, independente de curar saber onde fica a capital, ser uma circunscrição administrativa própria, com os concelhos que integram presentemente o distrito de Lisboa e de Leiria, indo de Mafra a Nazaré”, avança. Entre outros objectivos, a JSD Área-Oeste quer combater o afastamento dos jovens da política, apostando na formação. No sector da educação, Marco Claudino critica “a adopção de políticas que promovem o facilitismo”, tendo dado, entre outros, como exemplo, o Estatuto do Aluno, frisando que “impede que se reprove um aluno por faltas”. No campo do emprego, sublinha “o desfasamento entre a oferta de cursos e as reais necessidades do país” e defende “como prioridade”, uma “política de natalidade”, uma vez que “o número de nascimentos tem sido inferior ao número de mortos”. Francisco Gomes
JSD quer criar distrito “Oeste”
Últimas
Artigos Relacionados
Campanha de Vacinação Antirrábica nas Caldas
Entre 5 de maio e 3 de junho, vai realizar-se a Campanha de Vacinação Antirrábica nas várias freguesias do concelho das Caldas da Rainha.
Exposição GRAVE 4 no CCC
Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.
José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”
O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.
0 Comentários