poemas de Al Berto e Fernando Pessoa com Wordsong Os poemas de Al Berto e Fernando Pessoa vão ser apresentados numa leitura diferente no próxima dia 19 de Setembro, a partir das 21h30, no CCC das Caldas da Rainha, num espectáculo multimédia dos Wordsong. Pedro d´Orey (Mler If Dada), Alexandre Cortez (Rádio Macau), Nuno Grácio e Filipe Valentim (Rádio Macau) são os mentores deste projecto multimédia onde transformam, manipulam, desconstroem e reconstroem em experiências sonoras de formato melódico-electrónico a poesia de autores portugueses. Tendo-se iniciado em 2003, com um trabalho dedicado ao poeta Al Berto, os Wordsong viram-se entretanto para o universo pessoano. Na sua essência, Wordsong-Pessoa é um projecto transdisciplinar que combina a música e o vídeo em torno das palavras de Fernando Pessoa. A linguagem musical inovadora, interpretando as palavras do poeta com total liberdade criativa, recriando imagens e manipulando linguagens, transpõe para este trabalho uma visão única do imaginário induzido pela poesia de Pessoa. O aproveitamento de Pessoa feito pelos Wordsong é descrito por Richard Zenith, especialista neste autor, como uma lufada de ar fresco. Em primeiro lugar porque não é um aproveitamento da imagem ou da sua biografia, mas sim da sua poesia. Em segundo lugar porque não é um aproveitamento no sentido menos lisonjeiro do termo. “Não se trata aqui de poemas musicados, de um simples revestimento ou «embelezamento» da obra pessoana”, refere o também poeta. Na sua opinião, está-se perante um desdobramento musical e visual da poesia e da poética, da estética e da ética, do grande desdobrador que era Fernando Pessoa. “Mergulharam nas profundezas da sua obra e emergiram com estas «variantes», estas músicas cheias de ânsia, dor, humor, desilusão, iluminação”, afirma. No projecto Wordsong Pedro D’Orey, Alexandre Cortez e Nuno Grácio transformam, manipulam, desconstroem e reconstroem em experiências sonoras de formato melódicoelectrónico também os poemas de Al Berto. A voz de d’Orey encontra na poesia de Al Berto um jazigo de uma imensa riqueza de sons, pensamentos e sentimentos que o cantor consegue, melhor que ninguém, encarnar, enaltecer e apaixonar, apaixonando-se. O preço do bilhete é 15 euros, mas há descontos especiais para o bilhete família. Para quatro pessoas: paga 2 bilhetes, 1 bilhete grátis, 1 bilhete 50% desconto. Para família de três pessoas: paga 2 bilhetes, 1 bilhete grátis.
Poemas de Al Berto e Fernando Pessoa com Wordsong
Últimas
Artigos Relacionados
Primeiro mês do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” reduziu 2.282 atendimentos nas urgências do Oeste
As urgências gerais e pediátricas dos Hospitais das Caldas da Rainha e Torres Vedras e básica do Hospital de Peniche registaram uma diminuição de 2.282 atendimentos no primeiro mês de implementação do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", quando comparado ao mesmo período do ano anterior, revelou a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).
Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano
O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.
Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”
O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.
0 Comentários