No passado dia 24 de Agosto, decorreu no Chão da Parada a primeira edição do encontro e convívio anual da Associação Cultural e Recreativa dos Naturais e Amigos do Oio, Guiné-Bissau. Este organismo tem como objectivos fundamentais a congregação dos guineenses radicados em Portugal, ajudando-os no processo de integração na sociedade portuguesa; prestar ajuda monetária transitória aos mais desfavorecidos; dar apoio em caso de algum acontecimento trágico, por exemplo doença súbita grave ou falecimento, ou outro, consignado nos estatutos da associação. Ao mesmo tempo a associação colabora, directa ou indirectamente com as autoridades portuguesas na irradiação de algumas bolsas de pobreza que ainda persistem no seio da nossa comunidade. O evento teve lugar em casa de um dos elementos do grupo, mais concretamente do presidente da associação, o médico Augusto Mansoa, e contou com cerca de 45 participantes, entre guineenses, cabo-verdianos e portugueses. Foi um dia de confraternização entre todos, onde para além da música, não faltou a tradicional culinária guineense que muito encantou os convivas. A organização deixou um repto a todos os guineenses radicados em Portugal, bem como aos portugueses amigos da Guiné-Bissau a juntarem-se para ajudar esta antiga colónia portuguesa que continua a atravessar dificuldades de diversa ordem, obrigando a fuga dos seu filhos para o exterior, em busca de melhores condições de vida.
Associação Guineense promove encontro
Últimas
Artigos Relacionados
Primeiro mês do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” reduziu 2.282 atendimentos nas urgências do Oeste
As urgências gerais e pediátricas dos Hospitais das Caldas da Rainha e Torres Vedras e básica do Hospital de Peniche registaram uma diminuição de 2.282 atendimentos no primeiro mês de implementação do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", quando comparado ao mesmo período do ano anterior, revelou a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).
Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano
O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.
Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”
O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.
0 Comentários