Especialistas de 38 países da Europa debateram a paisagem rural Especialistas no estudo da paisagem rural de 38 países da Europa e três centenas de participantes estiveram reunidos em Lisboa e Óbidos, entre 01 e 05 de Setembro, a partilhar estudos e experiências. Tratou-se da 23ª Conferência Europeia Permanente para o Estudo das Paisagens Rurais, com o tema “Paisagens, Identidades e Desenvolvimento”, que decorreu pela primeira vez em Portugal. Este congresso teve início a 1 de Setembro na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e terminou a 5 de Setembro em Óbidos, no auditório “Casa da Música”. A conferência que contou com 350 participantes ofereceu novas oportunidades para a troca de experiências entre cientistas e outros peritos em planeamento e gestão da paisagem e do desenvolvimento. O evento teve como objectivos principais a discussão dos laços históricos, actuais e futuros entre os meios rurais e as características naturais, económicas e culturais das regiões em que se encontram inseridos e a apresentação de novas ideias sobre o papel, identidades, capitais e recursos dos meios rurais na era da globalização. Segundo, Zoran Roca, presidente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias estiveram pessoas de muitos países, inclusive portugueses a falar de matérias que atravessam várias disciplinas e que são muito importantes para o futuro da Europa. “Tivemos presente o francês, Paul Claval, a maior lenda viva da geografia mundial”, disse Zoran Roca. Os conferencistas debateram entre outros temas da paisagem como construção da identidade de um território, paisagem e a identidade na Europa, a especificidade da paisagem mediterrânea, produtos regionais e turismo regional. “Neste congresso tratámos a questão da paisagem como elemento essencial de identidade de cada território e como chegar a entender as realidades que estão a ser cada vez mais transformadas pelos exemplos globalizantes e também locais, que querem mudar, tanto na cultura como na economia”, explicou este responsável. O terceiro dia dos trabalhos foi preenchido com visitas de estudo ao Oeste, Alentejo, Arrábida, Santarém, Tomar e Oeste. A visita ao Oeste, foi organizada pela LeaderOeste. “Os que viajaram pelo Oeste perceberam que se trata de uma região dinâmica, que procura a sua própria identidade e que mantêm essa identidade e, ao mesmo tempo, se desenvolve”, destacou Zoran Roca. A organização do evento é da responsabilidade do TERCUD – Centro de Estudos do Território, Cultura e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, em parceria com o município de Óbidos. A Conferência Europeia Permanente para o Estudo das Paisagens Rurais foi fundada em 1947, em França, e conta actualmente com cerca de 400 membros de mais de 40 países, entre investigadores de diversas áreas dos estudos paisagísticos, como arquitectos, geógrafos, ecologistas, arqueólogos, historiadores, antropólogos e urbanistas. Marlene Sousa
Óbidos
Últimas
Artigos Relacionados
Ricardo Pinteus assume presidência da Câmara Municipal
Com a saída de José Bernardo Nunes da presidência da Câmara do Cadaval, para assumir o cargo de vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Ricardo Pinteus, atualmente vice-presidente do executivo municipal, torna-se presidente da Câmara.
Médicos de Lisboa vêm dar consultas de Psiquiatria da Infância e Adolescência
Os hospitais das Caldas da Rainha e de Peniche vão ter por mês dois dias de consultas de Psiquiatria da Infância e Adolescência, por uma equipa mista constituída por profissionais da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (Lisboa) e da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).
Fotografia na Praia do Norte coloca estudante no top 10 em concurso mundial
Rafael Ferreira, estudante da Universidade de Aveiro (UA), recebeu uma menção honrosa no World Sports Photography Awards, a maior e mais prestigiada competição de fotografia desportiva do mundo, ao ficar no top 10 da categoria de Desportos Aquáticos com uma fotografia captada no ano passado, na Praia do Norte, na Nazaré.
0 Comentários