Q

Previsão do tempo

12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
13° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C

Resioeste ajuda prevenção de cancro da mama através da reciclagem

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Resioeste, empresa do Grupo EGF responsável pela gestão do sistema multimunicipal de tratamento e valorização de resíduos “Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Oeste”, acaba de associar-se à luta contra o cancro, enquanto parceira da Sociedade Ponto Verde (SPV) e da Associação Laço na campanha “2 causas por 1 causa”. Esta campanha […]

A Resioeste, empresa do Grupo EGF responsável pela gestão do sistema multimunicipal de tratamento e valorização de resíduos “Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Oeste”, acaba de associar-se à luta contra o cancro, enquanto parceira da Sociedade Ponto Verde (SPV) e da Associação Laço na campanha “2 causas por 1 causa”. Esta campanha visa associar as causas “ambiental” e “social” numa só, promovendo que as embalagens de vidro, plástico/metal e papel/cartão que sejam correctamente depositadas nos Ecopontos e encaminhadas para reciclagem possam ajudar a implementar acções de rastreio do cancro da mama. No âmbito desta campanha, por cada tonelada de embalagens recicladas em 2008, provenientes da actividade de recolha selectiva nos municípios de Cadaval, Bombarral, Alenquer, Azambuja, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Torres Vedras, Lourinhã, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré a Resioeste e a SPV vão contribuir com 1,5 euros. O valor a angariar destina-se, em particular, à aquisição de duas unidades de rastreio móvel, no valor de 390 mil euros, que permitirão facilitar anualmente o acesso ao rastreio deste tipo de cancro a cerca de 20 mil mulheres. A associação da Resioeste à campanha “2 causas por 1 causa” tem por objectivos reforçar a sensibilização das populações para a importância da deposição dos materiais de embalagem recicláveis nos ecopontos e simultaneamente apoiar o combate a uma doença que, de acordo com a Laço, pode afectar uma em cada doze mulheres. O cancro da mama é o cancro com maior taxa de incidência em Portugal, com cerca de 4.400 casos novos por ano. 90% dos cancros da mama são curáveis, se forem detectados a tempo e tratados correctamente, pelo que o rastreio desempenha um papel fundamental. A Resioeste apela a todas as pessoas que contribuam para o sucesso desta campanha separando em casa todo o tipo de resíduos de embalagem – metal, plástico, papel/ cartão e vidro – e depositando-os correctamente nos respectivos ecopontos. A Resioeste tem implementado um sistema de recolha selectiva de embalagens multimaterial, através do qual disponibiliza 1908 ecopontos, mais 630 contentores individuais que transitaram das Autarquias para o sistema, referentes a vidrão, papelão e embalão, sete ecocentros e dois sistemas de recolha experimentais (Óbidos) porta-a-porta, um por sacos e outro por ilhas ecológicas, para além do desenvolvimento sistemático de acções de sensibilização junto das populações para a importância de se fazer a correcta separação e deposição dos diferentes tipos de embalagens para que possam ser encaminhados para reciclagem através da SPV, bem como o desenvolvimento da campanha “Compostar outra forma de Reciclar” junto das populações com moradias que possuam quintal, horta ou jardim de modo a desviar a matéria orgânica do Aterro, proporcionando a produção de um composto orgânico natural útil para melhorar a qualidade dos terrenos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Torneio escolar de xadrez na Benedita

No dia 13 de janeiro realizou-se o 2º torneio do XXV Circuito de Xadrez da Coordenação Local de Desporto Escolar do Oeste (CLDE Oeste), no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. A atividade fez parte das comemorações do 65º aniversário do Externato Cooperativo da Benedita.

xadrez1

Inscrições abertas para explicações gratuitas no Landal

O Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal (CDCL) encontra-se a aceitar inscrições para explicações gratuitas nas áreas de Matemática (2º e 3º ciclos) e Físico-Química (3º ciclo), com o professor Carlos Costa.

explicacao 2

Tornada passa a ser a sexta vila do concelho das Caldas da Rainha

A aldeia de Tornada, nas Caldas da Rainha, passa a ser vila, com a aprovação por unanimidade pela Assembleia da República, no passado dia 10, da elevação a essa categoria, na sequência de dois projetos de lei apresentados pelo PSD e pelo PS.

tornada