Foram inaugurados no dia 14 de Junho três espaços dedicados a Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa, personalidades incontornáveis na vida cultural de Óbidos: o Centro de Design de Interiores Maria José Salavisa, o Museu Abílio de Mattos e Silva e a Casa do Arco, local onde o casal viveu. O Centro de Design de Interiores, situado junto à Torre do Facho, destina-se a fomentar e desenvolver a arquitectura e o design de interiores, podendo ser utilizado para cursos, seminários, conferências e exposições relacionadas com esta área. É constituído por um auditório, uma pequena recepção, bar e uma sala onde se centraliza um centro de documentação electrónico e de divulgação de espólio pedagógico da arquitecta e pioneira da decoração em Portugal. O espaço designado por Museu Abílio de Mattos e Silva, na Praça de Santa Maria, tem como razão de existência o espólio da obra do artista, o qual consta de uma vasta obra no âmbito da cenografia, figurinismo, ilustração e design gráfico, pintura e desenho. A homenagem a Maria José Salavisa passa ainda pela exposição Percursos, que ocupa a Galeria Nova Ogiva e a praça da Igreja de Santa Maria. Nestes espaços, estão patentes trabalhos de sete consagrados artistas portugueses representantes dos anos oitenta. Eeúne duas esculturas e três desenhos de Cristina Ataíde, uma escultura e uma pintura de Graça Pereira Coutinho, uma escultura de José Pedro Croft, uma pintura de Pedro Cabrito Reis, uma escultura de Rui Chafes, duas pinturas de Pedro Calapez e um desenho de Pedro Proença. A imponente escultura “Já não te oiço, já não te vejo”, de Rui Chafes, ocupa o espaço central da praça de Santa Maria. A escultura negra e minimalista faz um belo contraponto à arquitectura barroca da Igreja, realizando uma simbiose entre duas das mais importantes vertentes da história da arte. Decorre também a “exposição Gosto Maior”, na Galeria do Pelourinho, que mostra a obra de design de interiores de Maria José Salavisa. Francisco Gomes
Novos espaços culturais inaugurados em Óbidos
25 de Junho, 2008
Foram inaugurados no dia 14 de Junho três espaços dedicados a Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa, personalidades incontornáveis na vida cultural de Óbidos: o Centro de Design de Interiores Maria José Salavisa, o Museu Abílio de Mattos e Silva e a Casa do Arco, local onde o casal viveu. O Centro […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Juniores B do Sporting das Caldas triunfam
A equipa de Juniores B Masculinos do Sporting Clube das Caldas (SCC) iniciou a sua caminhada na 2ª Fase – Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol, frente ao VC Braga, no passado domingo.
Foz do Arelho com Escola Azul
A Escola Básica da Foz do Arelho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, foi distinguida como Escola Azul, integrando a comunidade de Literacia do Oceano.
Caldas Rugby Clube derrotado em Santarém
Em jogo da sexta jornada da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Caldas Rugby Clube perdeu na casa do Rugby Clube de Santarém por 26-9.
0 Comentários