Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
17° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
18° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Novos espaços culturais inaugurados em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram inaugurados no dia 14 de Junho três espaços dedicados a Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa, personalidades incontornáveis na vida cultural de Óbidos: o Centro de Design de Interiores Maria José Salavisa, o Museu Abílio de Mattos e Silva e a Casa do Arco, local onde o casal viveu. O Centro […]
Novos espaços culturais inaugurados em Óbidos

Foram inaugurados no dia 14 de Junho três espaços dedicados a Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa, personalidades incontornáveis na vida cultural de Óbidos: o Centro de Design de Interiores Maria José Salavisa, o Museu Abílio de Mattos e Silva e a Casa do Arco, local onde o casal viveu. O Centro de Design de Interiores, situado junto à Torre do Facho, destina-se a fomentar e desenvolver a arquitectura e o design de interiores, podendo ser utilizado para cursos, seminários, conferências e exposições relacionadas com esta área. É constituído por um auditório, uma pequena recepção, bar e uma sala onde se centraliza um centro de documentação electrónico e de divulgação de espólio pedagógico da arquitecta e pioneira da decoração em Portugal. O espaço designado por Museu Abílio de Mattos e Silva, na Praça de Santa Maria, tem como razão de existência o espólio da obra do artista, o qual consta de uma vasta obra no âmbito da cenografia, figurinismo, ilustração e design gráfico, pintura e desenho. A homenagem a Maria José Salavisa passa ainda pela exposição Percursos, que ocupa a Galeria Nova Ogiva e a praça da Igreja de Santa Maria. Nestes espaços, estão patentes trabalhos de sete consagrados artistas portugueses representantes dos anos oitenta. Eeúne duas esculturas e três desenhos de Cristina Ataíde, uma escultura e uma pintura de Graça Pereira Coutinho, uma escultura de José Pedro Croft, uma pintura de Pedro Cabrito Reis, uma escultura de Rui Chafes, duas pinturas de Pedro Calapez e um desenho de Pedro Proença. A imponente escultura “Já não te oiço, já não te vejo”, de Rui Chafes, ocupa o espaço central da praça de Santa Maria. A escultura negra e minimalista faz um belo contraponto à arquitectura barroca da Igreja, realizando uma simbiose entre duas das mais importantes vertentes da história da arte. Decorre também a “exposição Gosto Maior”, na Galeria do Pelourinho, que mostra a obra de design de interiores de Maria José Salavisa. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Juniores B do Sporting das Caldas triunfam

A equipa de Juniores B Masculinos do Sporting Clube das Caldas (SCC) iniciou a sua caminhada na 2ª Fase – Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol, frente ao VC Braga, no passado domingo.

juniores

Foz do Arelho com Escola Azul

A Escola Básica da Foz do Arelho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, foi distinguida como Escola Azul, integrando a comunidade de Literacia do Oceano.

azul

Caldas Rugby Clube derrotado em Santarém

Em jogo da sexta jornada da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Caldas Rugby Clube perdeu na casa do Rugby Clube de Santarém por 26-9.

rugby 3